Na noite da última quarta-feira, 24 de julho, a Área Pastoral São José, localizada no município de Jardim do Mulato, na forania Rural I, foi elevada à categoria de paróquia. A Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Juarez Marques, contou com a presença de integrantes do clero arquidiocesano, que fizeram parte da história comunidade e os fiéis da região.
A elevação canônica, que transforma uma comunidade religiosa menor em uma paróquia independente com sua própria estrutura e administração, envolve várias etapas, incluindo a aprovação do arcebispo, a avaliação da viabilidade espiritual e pastoral da comunidade, e a organização dos recursos necessários para seu funcionamento adequado.
De acordo com Dom Juarez, este momento é muito significativo, pois visa proporcionar maior assistência ao povo de Deus. “Não se cria uma paróquia para dividir o povo, mas sim para dar uma melhor assistência e ter uma proximidade maior da Igreja com o povo de Deus. Isso também significa que a Igreja deve ser uma comunidade que tenha como base a Palavra e como centro a Eucaristia”, explicou.
A celebração começou com a leitura do novo decreto. Em seguida, o novo pároco, padre Virgílio Miquéias, fez seu juramento perante toda a comunidade de fé. Ele expressou seu contentamento, especialmente pela dedicação da comunidade. “Eles almejaram bastante por isso, então vejo de forma positiva o povo ter correspondido com fé e oração”, afirmou.
O sacerdote também se mostrou animado para continuar sua missão. “É muito gratificante para um padre ver sua missão rendendo frutos, especialmente porque quando cheguei aqui, quase não havia nada e as pastorais eram poucas. Percebo que o povo entrou no ritmo e as coisas estão dando certo”, concluiu.
Comunidade celebra Elevação Canônica
Edson Ferreira, ministro da Eucaristia da nova paróquia, compartilhou seus sentimentos sobre essa importante transição. “É um orgulho imenso para nós, fiéis da Igreja, apesar das nossas falhas e imperfeições. Nos esforçamos muito para ver a nossa Igreja crescer e alcançar este momento de elevação canônica. Transformar nossa área pastoral em uma paróquia é um sentimento difícil de descrever, cheio de emoção, e saber que fizemos parte deste momento é muito emocionante”, declarou.
Valduci Leal, paroquiana ativa na comunidade, relatou que o momento é de festa e a realização de um sonho. “O sentimento é de muita alegria, pois foi algo muito sonhado. Trabalhamos bastante, visitamos as comunidades, coletamos assinaturas e fizemos tudo o que era possível. Estou feliz demais”, finalizou.
Ao final da celebração, a comunidade homenageou o arcebispo metropolitano e o novo pároco, com mensagens e a entrega de algumas lembranças.
A Paróquia São José, será composta pelas seguintes comunidades: São José (Jardim do Mulato), Santa Luzia (Mulato Velho), São Raimundo Nonato (Mulato dos Velosos), São Sebastião (Baixão das Caraíbas), São Francisco (Mimoso), São João Batista (Mangabeira), Nossa Senhora da Conceição (Mangabal), Santa Cruz (Zé Ferreira), São Francisco (Zé Ferreira), Nossa Senhora de Fátima (Inhuma), Santa Luzia (Inhuma), Santo Expedito (Pedra de Amolar), Nossa Senhora Aparecida (Ouro Verde), Nossa Senhora de Fátima (Seriema), São Miguel Arcanjo (Seriema), Santo Antônio (Pitombeira), e São Bento (Lagoa dos Cocos).