Entre os dias 08 e 12 de julho, a cidade de Teresina foi sede do Renasem Nordestão 2024, evento anual promovido pela Renovação Carismática Católica – RCC, que proporciona aos seminaristas participantes um revigoramento espiritual.
A programação teve início na segunda-feira, 08 de julho, quando o arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, presidiu a Santa Missa de abertura na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva. Ao longo de toda semana, seminaristas, padres e diáconos transitórios participaram de atividades religiosas, incluindo momentos de oração, pregações e celebrações, criando um momento de fraternidade e alegria.
De acordo com Samuel Matos, Seminarista do 2º ano de Teologia e um dos responsáveis pela Comunicação do Renasem, o evento foi realizado principalmente por seminarista e para seminaristas. Segundo ele, o momento proporcionou uma experiência aprofundada no campo formativo. “Foram dias de profunda espiritualidade onde fomos convidados a momentos de partilha e de deserto”, disse.
Padre Alexandre Lima da diocese de Bragança Paulista (SP), foi um dos pregadores do retiro, incentivando os seminaristas a viverem com alegria cada etapa da formação. Outros padres também estiveram presentes como o padre Igor Torres, Vice-Reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, destacando a importância do COMISE na vida dos seminaristas e futuramente nos seus ministérios.
No último dia, Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito da Diocese de Parnaíba e um dos pioneiros da RCC no Piauí, celebrou a Santa Missa de encerramento ressaltando a importância de viver dos carismas e da escuta ao Espírito Santo.
O seminarista Samuel afirma que o Renasem é marca do amor de Deus nas vocações. “Tantos irmãos que hoje são padres e os que posteriormente serão sacerdotes são marcados por este momento, bendito seja Deus por tudo!”, concluiu.