Na noite desta segunda-feira (8), o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques presidiu a Santa Missa de abertura do Renasem Nordestão 2024 (Retiro Nacional para Seminaristas) na Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade. O evento reuniu seminaristas, padres e diáconos transitórios, que buscam um revigoramento espiritual.
A programação continuará ao longo da semana no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, no bairro Angelim, com uma vasta programação que inclui momentos de oração, pregações e celebrações, fortalecendo a união e a fraternidade entre seus participantes.
Dom Juarez destacou a importância de momentos como este, que promovem encontro, reflexão e meditação, além de abordar temáticas missionárias como um novo Pentecostes. “Sabemos que em Pentecostes Jesus nos deu a paz, o Espírito e a missão. Hoje, a presença dos seminaristas em nossas igrejas é profundamente marcada pelos movimentos e novas comunidades. Embora as coisas estejam um pouco diferentes, a missão permanece a mesma: o Espírito do Senhor ressuscitado é o mesmo,” afirmou o arcebispo. Ele também parabenizou os seminaristas pela iniciativa, expressando sua crença na força e dedicação deles em buscar uma formação que enriqueça sua espiritualidade e missão na Igreja.
A Arquidiocese de Teresina foi escolhida para sediar o encontro, após 13 anos sem que o evento acontecesse no estado do Piauí. O seminarista Emerson Sávio, coordenador nacional do Renasem, explicou que o momento é um retiro que acontece nas férias, abordando três pilares principais: oração, partilha e festa. “Essa vida de oração e a partilha nos leva à comunhão e a festa no sentido de alegria. O Papa Francisco nos diz: ‘onde há consagrados, há alegria’, então queremos vivenciar essa alegria do encontro,” disse.
O seminarista Denilson de Sousa, coordenador estadual do Renasem, destacou que todo o retiro é organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), com participação de representantes de todos os estados do Nordeste. Segundo ele, os seminaristas formam equipes de trabalho apoiados por leigos dispostos a ajudar. “Nós formamos as equipes de trabalho e contamos com a ajuda de nossos irmãos, além do grande apoio do nosso Seminário e reitores que abriram as portas de sua casa para acolher toda a região Nordeste,” concluiu.
O evento encerrará na sexta-feira, 12 de julho, com uma missa presidida por Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito da Diocese de Parnaíba, às 7h da manhã. Após a celebração, os participantes farão um city tour pela capital piauiense, que culminará em um almoço de confraternização.