Durante toda a manhã deste domingo (23), aconteceu no auditório Paulo VI a Assembleia Pastoral para o Apostolado Laical da Arquidiocese de Teresina. O encontro contou com a presença de cristãos leigos e leigas das mais diversas pastorais, movimentos, setores, grupos e organismos desta Igreja Particular, para dialogar sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC) e os desafios para a evangelização em um mundo cada vez mais urbano.
A realização da Assembleia visa colaborar, por meio das contribuições dos leigos, com a construção do Plano de Pastoral Orgânica com Inspiração Catecumenal a serviço da IVC na caminhada evangelizadora arquidiocesana. O evento faz parte da penúltima etapa antes da realização da Grande Assembleia de Pastoral que acontecerá no mês de novembro e contou com a participação de Andrenilton Ferreira, que integra a equipe arquidiocesana da IVC.
Padre Gonçalo Teixeira, Vigário Episcopal para o Apostolado Laical, destacou a surpreendente participação dos fiéis, que superou as expectativas. “A presença dos fiéis demonstra a comunhão, a integração e a formação, mostrando a riqueza do laicato da nossa Igreja, que muito contribui para a missão e a evangelização de nossas comunidades”, afirmou. Ele também expressou seu desejo de que a Assembleia produza bons frutos, contribuindo diretamente para a conclusão do plano de pastoral.
Otílio Paulo e Dalla Sampaio, casal responsável pela secretaria e mídias da Pastoral Familiar, enfatizaram que a Assembleia representou um momento histórico para a Igreja de Teresina, possibilitando uma integração entre as pastorais. “Aprendemos a fazer essa integração entre as pastorais e a entender como funciona a evangelização moderna. São tempos difíceis e novos, e por isso este momento é crucial para compreendermos como devemos trabalhar a nova evangelização nas nossas igrejas”, destacaram.
Para João Ricardo, membro do Conselho Arquidiocesano do EJC, a proposta da IVC para os leigos e leigas na Arquidiocese contribui significativamente, pois a partir dela é possível entender melhor sobre os caminhos da evangelização. “Essa Assembleia nos ajuda a entender que o caminho evangelizador não é somente através da catequese, mas sim para todos aqueles que fazem parte de grupos, pastorais e movimentos de nossa Igreja”, concluiu.