Com a necessidade de organizar um novo plano pastoral, reforçando o compromisso da Igreja com a evangelização e a Iniciação à Vida Cristã (IVC), a Arquidiocese de Teresina realizará neste domingo, 23 de junho, a Assembleia Pastoral para o Apostolado Laical. O momento terá início às 08h no Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim.
Após aproximadamente um ano visitando todas as unidades pastorais desta Igreja Particular e participando de diversas reuniões com grupos, movimentos, pastorais e serviços, o arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, adquiriu uma visão abrangente da realidade local. Esse entendimento das alegrias, conquistas e desafios enfrentados pela Igreja motivou a convocação para a elaboração de um plano pastoral orgânico, inspirado no modelo Catecumenal, a ser discutido na Assembleia de Pastoral.
O casal integrante do Setor da Família da Arquidiocese, Eduardo e Deusa, destacam que o projeto foi apresentado ao Padre Gonçalo Teixeira, Vigário Episcopal para o Apostolado Laical, visando colaborar com o projeto desta Igreja Particular através das diversas pastorais, serviços, movimentos e organismos que compõem o Laicato.
Durante a preparação, o sacerdote orientou os participantes a reunirem suas equipes para elaborar e sintetizar suas contribuições ao projeto. Essas sínteses serão apresentadas na Assembleia, com o propósito de identificar e integrar as melhores ideias para fortalecer o projeto de IVC. “Acreditamos que todos possam colaborar efetivamente. Agora estamos focados em aprimorar o projeto com as contribuições de todos”, comentou o casal.
Padre Gonçalo explica que para desenvolver este plano foi formada uma comissão de IVC em conjunto com o Conselho Arquidiocesano de Pastoral e representantes do clero, objetivando garantir a participação de todo o povo de Deus no processo. “Esta Assembleia é uma expressão da nossa sinodalidade. Queremos mostrar a importância do nosso laicato junto com o clero e, iluminados pela força do Espírito Santo, colaborar com a Igreja na missão evangelizadora, levando as pessoas a uma experiência pessoal com Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador”, pontuou.
Esta Assembleia representa uma oportunidade única de unir esforços para criar um impacto positivo na Igreja. Os organizadores esperam um envolvimento ativo de todos os participantes.