No último sábado (25), a Comunidade Católica Resposta, com o apoio da Arquidiocese de Teresina, realizou a 4ª edição do Congresso Mariano, com o propósito de conhecer ainda mais e fortalecer a espiritualidade mariana. O evento teve início às 8h no Ginásio do Colégio Diocesano, Centro de Teresina, com uma programação extensa, incluindo pregações, momentos de louvor e Adoração, além de diversos estandes para apresentação das Novas Comunidades e do Movimento Mariano em Teresina.
De acordo com o fundador da Comunidade Resposta, Max Santos, a preparação para o evento começou ainda no ano passado, com a intenção de fortalecer a fé dos participantes e reforçar a união e o espírito comunitário. Ele destacou o esforço contínuo e a dedicação de toda a comunidade, que resultou em um evento amplamente elogiado por todos.
“Desde o final do ano passado começamos nossas preparações, escutando a vontade de Deus e a orientação de Nossa Senhora para o evento. Os participantes se mostraram muito gratos pelo momento, e nós, enquanto organizadores, esperamos que o Congresso continue crescendo e atingindo um maior número de pessoas que desejam esse encontro com Maria”, afirmou.
O Pe. Marcos Ronney, da Arquidiocese de Fortaleza, foi um dos palestrantes do Congresso e disse ter recebido o convite com muita alegria. “Esta é a minha primeira vez visitando o Piauí, e me senti muito acolhido por todos”, relatou. O sacerdote ainda ressaltou a importância de falar sobre a Virgem Maria e de como os fiéis devem caminhar com ela para estarem mais próximos de seu Filho, Jesus. “Os assuntos sobre Nossa Senhora são inesgotáveis, por isso é muito importante para a nossa Igreja, que aprofundemos a nossa fé e conheçamos mais sobre sua história, pois caminhando com ela, aprenderemos a amar Jesus incondicionalmente”, destacou.
Ricardo e Eliana Sá, vieram diretamente da Canção Nova, trazendo ao Congresso uma riqueza de experiências e testemunhos, abordando a temática do desígnio de Deus para a Virgem Maria e destacando seu cumprimento perfeito da vontade divina. “Maria, concebida sem pecado, viveu plenamente a vontade de Deus. Nós, seus filhos, aprendemos com seu exemplo e com o testemunho da igreja a corresponder a essa vontade”, explicou Ricardo.
O casal também animou os participantes a responderem ao amor de Deus em suas vidas cotidianas. Eles expressaram sua gratidão ao povo de Teresina. “Deixamos aqui nosso agradecimento a todos, especialmente aqueles que vieram pela primeira vez. Após uma experiência como essa carregamos o povo de Deus no coração, em intercessão e oração”, concluiu Eliana, prometendo continuar orando pela comunidade.
Joelma dos Santos, que participou do Congresso pela primeira vez, revela que o momento foi uma grande bênção. “Este evento foi uma surpresa para mim, pois me deu a oportunidade de ver de perto as pregações sobre temáticas muito importantes para o amadurecimento da minha fé”, pontuou. Ela espera participar de outros eventos como este, a fim de entregar sua vida nas mãos de Maria e chegar mais perto de seu Filho.