No próximo sábado, 25 de março, a Coordenação Arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em parceria com a Área Pastoral Santa Bárbara, realizará o Seminário Faça Bonito. O evento, terá início às 14h30 na Igreja de Santa Bárbara, localizada no bairro Vila Santa Bárbara, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a proteção e cuidado com crianças e adolescentes, além de aproximar a atuação da igreja dos desafios enfrentados pela sociedade.
O seminário faz alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio, e abordará temas relacionados à garantia de direitos para esses grupos vulneráveis, onde serão discutidos programas e ações sociais que promovem esses direitos, como o Disque 100 e a atuação dos Conselhos Tutelares.
Segundo Gil Kairós Neto, coordenador arquidiocesano das CEBs, a iniciativa está alinhada com o desejo do Papa Francisco de que a Igreja seja uma instituição em saída, ativa e comprometida com a busca pela vida plena para todos, especialmente para os excluídos e marginalizados. “Atuamos nesses projetos sociais para oferecer serviços importantes às pessoas que vivem em regiões periféricas, em condições de baixa renda e com negação de direitos”, destacou.
O encontro contará com a assessoria da Irmã Denise Morra, religiosa missionária do Sagrado Coração de Jesus e especialista em proteção e cuidado de crianças e adolescentes. Ela também é uma das coordenadoras do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O evento é aberto a todas as comunidades, incluindo leigos, coordenadores de pastorais, animadores, catequistas, grupos, professores e líderes comunitários. Não haverá inscrições prévias, mas os participantes poderão se inscrever no local, no momento da chegada.