Na manhã desta sexta-feira (17) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, coordenado pela Ação Social Arquidiocesana, promoveu um momento de mobilização da sociedade civil e instituições governamentais e não governamentais no cruzamento da Rua Goiás com a Avenida Frei Serafim.
A concentração, iniciada às 07h, reuniu diversos serviços e instituições dedicados à promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com a participação de seus respectivos públicos. Após a mobilização, as crianças e adolescentes seguiram para o auditório da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, onde ocorreram apresentações artísticas realizadas por crianças e adolescentes, reforçando a importância do enfrentamento a violência sexual.
Carla Simone, secretária executiva da ASA, destacou a importância de a sociedade e o poder público unirem forças para combater essa triste realidade que ainda afeta milhares de crianças e adolescentes. “Estamos com várias entidades da sociedade civil liderando esta luta contra a exploração sexual. Nosso foco é sensibilizar a população de Teresina para que todos se unam a essa causa, pois a violência sexual pode ocorrer em qualquer família”, ressaltou.
O Comitê Piauiense tem se reunido desde janeiro, realizando reuniões mensais para planejar atividades ao longo do ano. A Irmã Denise Morra, membro da coordenação do Comitê Piauiense, afirmou que, apesar de muitas conquistas, ainda há um longo caminho a percorrer na garantia dos direitos.
“Uma de nossas grandes conquistas foi a lei da escuta especializada, que esperamos ver implementada em todo o estado. Estamos solicitando às autoridades que criem um espaço mais adequado para o atendimento de crianças e adolescentes, para que as famílias não precisem se deslocar tanto entre o conselho tutelar, a delegacia de proteção e o IML. Precisamos de políticas públicas efetivas no combate ao abuso e à violência sexual, que infelizmente vêm crescendo em todo o país”, pontuou.
Gyslene Mendes, uma das assistidas pelo Centro da Juventude Santa Cabrine, conta que foi muito especial participar do momento. Para ela, é muito importante que todas as crianças entendam a importância de combater a exploração e o abuso. “É muito importante que todas as crianças entendam o que é o abuso para que possam se proteger, já que ele pode acontecer em qualquer lugar, seja em casa, na escola ou até mesmo na igreja”, finalizou.
Como sequência das atividades desenvolvidas nesta sexta-feira (17), no dia 28 de maio o Comitê Piauiense de Enfrentamento ao Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público, Conselhos Tutelares e a sociedade civil voltam a se reunir em um seminário, onde serão discutidas ações a serem implantadas no estado do Piauí para diminuir os índices dessa forma de violência.
Para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, o Disque 100 é o canal oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Denúncias também podem ser feitas ao Conselho Tutelar, Ministério Público, órgãos policiais e delegacias especializadas.