Na tarde desta segunda-feira (08) foi realizado o lançamento da Jornada Mariana do Nordeste (JMN) na Arquidiocese de Teresina durante Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores. A jornada acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho, com a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima para várias paróquias e comunidades desta Igreja Particular.
Há pouco mais de 70 anos, em 1953, a mesma Imagem peregrinou pelo Nordeste brasileiro, passando por Teresina, e suscitando grande devoção à Mãe de Deus e a oração incessante pela Igreja, pelo Papa e pela Paz. A oportunidade de uma nova visita da Imagem peregrina de Fátima é chance de reavivar nos fieis o espírito missionário, inspirados pelo tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).
Conforme explica o coordenador diocesano da Jornada Mariana, padre Igor Torres, foi a partir dessa visita que nasceu uma grande devoção mariana nesta região do país. “A prova disso são as mulheres que têm esse nome, Maria de Fátima ou Fátima, geralmente por causa dessa devoção”, disse.
Ainda de acordo com o sacerdote, a visita tem como principal objetivo suscitar nos fiéis aqueles sentimentos de Maria, que foi a mulher que acolheu pela fé, mas que também anunciou e foi missionária. “Por isso, o tema desta jornada é ‘partiu apressada’, pois Maria foi ao encontro, não só de Isabel, sua prima, mas vem ao nosso encontro como mãe, como intercessora e modelo de discípula missionária de seu filho”, completou.
Lara Beatriz, que esteve presente na celebração, disse estar animada para o início da peregrinação da imagem, pois será um momento único nesta Igreja Particular. “Vai ser um momento em que vamos nos encontrar e redescobrir a nossa fé, porque não tem como não se comover com a nossa Mãezinha e sua história que é muito bonita, desde sua aparição para os santos Francisco e Jacinta”, externou.
Michael Gustavo, que também esteve participando do momento, revela ter grandes expectativas para a jornada. Ele destaca que sua comunidade tem se movimentado e se empenhado para bem receber a imagem. “Nós estamos em um ritmo bem acelerado e o festejo de Nossa Senhora de Fátima também está se aproximando. Tudo está se encaixando e dando certo”, afirmou o jovem.
Durante a programação, a Imagem irá peregrinar nas unidades pastorais com o título de Nossa Senhora de Fátima e ambientes de evangelização. A programação da peregrinação deve ser divulgada em breve.