Na tarde da última terça-feira (02), representantes de Pastorais Sociais da Arquidiocese de Teresina se uniram na sede da Cúria Metropolitana para dialogar com o coordenador regional do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Zennus Dinys, buscando compreender melhor os desafios enfrentados pelos povos indígenas no estado.
O CIMI é um organismo vinculado à CNBB que atua em todo o Nordeste, desde o Norte da Bahia até o Piauí. O coordenador regional do organismo, destaca que a região tem enfrentado diversos desafios, incluindo o avanço do agronegócio sobre territórios indígenas, o que tem causado uma crise significativa.
“Essa reunião vem para fortalecer a presença do CIMI no Piauí por meio das Pastorais Sociais, movimentos e representações da sociedade civil que apoiam a causa indígena, pois devemos vê-los como protetores do meio ambiente e da natureza e é a partir deles que vamos salvaguardar a nossa existência”, afirmou Zennus Dinys.
Ele ainda ressaltou a importância do apoio da sociedade na defesa destes povos. “Precisamos denunciar as agressões contra os povos indígenas buscando defender os seus direitos. Além disso a colaboração de profissionais como advogados e as próprias universidades podem contribuir para o fortalecer essa corrente”, pontuou o coordenador.
A programação do encontro incluiu diálogos com a equipe local e a busca por novos parceiros para fortalecer a defesa deste grupo no Piauí. Diante dos desafios que vem sendo enfrentados, a união entre o CIMI, as Pastorais Sociais e toda a comunidade tem se mostrado essencial para promover a proteção dos direitos e territórios indígenas na região.