Os ritos do catecumenato representam uma parte fundamental do processo de iniciação à vida cristã. Esses ritos ajudam os catecúmenos a se prepararem espiritual e emocionalmente para receber os sacramentos da iniciação cristã, como o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.
Durante as celebrações da Quaresma, os ritos do catecumenato adquirem uma importância especial, onde os catecúmenos são convidados a participar mais ativamente da Liturgia da Palavra, refletindo sobre os ensinamentos da fé cristã e as leituras bíblicas que enfatizam o arrependimento, a conversão e a preparação para a Páscoa.
Segundo o seminarista João Vitor Piancó, do 2º ano de Teologia, na passagem bíblica da Carta aos Romanos, São Paulo explica que ao sermos batizados nós somos sepultados com Cristo. Portanto, naquele momento “morre” o homem velho e ressurge um novo homem, como filho de Deus. “A Quaresma é como uma preparação imediata à Páscoa e é também um tempo de preparação imediata daqueles que desejam receber o sacramento do Batismo e que querem aderir a Cristo e a Igreja”, explica.
É durante este período, que os catecúmenos também vivem o chamado Tempo de Purificação e Iluminação, onde há três ritos principais: eleição, os escrutínios e as entregas. O primeiro deles é celebrado no primeiro domingo da Quaresma, quando os catecúmenos são declarados eleitos para receber os sacramentos da iniciação à vida cristã na Vigília Pascal.
Já os escrutínios, acontecem no terceiro, quarto e quinto domingo da Quaresma, que correspondem a orações que os eleitos recebem, para que assim cresçam na consciência de pecado e no desejo de salvação. O último rito é as entregas, onde os catecúmenos recebem uma folha escrita com as orações do Credo e do Pai Nosso.
De acordo com o seminarista, após o recebimento dos sacramentos na Páscoa, os catecúmenos passam a vivenciar a mistagogia, que significa a introdução no mistério. “Isso acontece para aprofundar o que eles viveram quando foram batizados, receberam a Comunhão Eucarística ou o Crisma. Nesse momento eles também revivem esta graça por meio de encontros e formações e se entregando na vida em comunidade”, pontua João Victor.
A comunidade cristã tem o papel fundamental na acolhida, para que assim eles possam ter uma experiência de integração completa e feliz.
Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o seminarista João Vitor Piancó você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (10/03), a partir das 7h, na TV Meio Norte. E, a partir das 8h, confira o programa na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.