A Quaresma é o tempo proposto pela Igreja para o amadurecimento dos cristãos, por meio da conversão. Alguns exercícios espirituais durante esse período são uma prática comum para aqueles que desejam se dedicar mais profundamente à sua fé enquanto se preparam para a Páscoa.
Essas práticas são destinadas a fortalecer a vida espiritual e promover o crescimento interior, podendo incluir uma variedade de atividades, desde oração e meditação até práticas de reflexão, jejum e caridade. Segundo o padre Anderson Fábio, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Santo Rosário, para manter o foco durante este período é necessário manter a fé acesa, já que no próprio Evangelho é dito que é através da fé que os cristãos agradam a Deus.
“Caso você perca o foco, através da fé você retoma novamente, principalmente através da oração. Ou seja, a oração é a forma fácil, feliz e útil que nós temos para estar em contato com o nosso Deus que nos ama e que deseja se encontrar com cada um de nós no dia a dia através da oração”, disse.
Uma pessoa que tem uma vida de oração ativa, geralmente vai sair de sua zona de conforto buscando sempre fazer algo pelo seu próximo, a fim de cultivar uma relação mais profunda com Deus, vivendo de acordo com seus ensinamentos. “A caridade é o meio mais evidente de os cristãos darem seu testemunho, por isso é tão necessário enxergar o outro, pois enxergamos a Deus através do nosso próximo”, completou o sacerdote.
Alguns benefícios são alcançados por meio dessas práticas espirituais, como a comunhão com Deus e com os irmãos. Além disso, o cristão pode ser uma motivação no meio em que está inserido, convidando a sua família para participar das celebrações da Santa Missa, dialogando sobre as práticas do jejum e visitando enfermos e obras sociais, assim praticando os três pilares: oração, jejum e caridade, como ensinado nas Sagradas Escrituras.
Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o padre Anderson Fábio você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (10/03), a partir das 7h, na TV Meio Norte. E, a partir das 8h, confira o programa na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.