A Quaresma é o período litúrgico de 40 dias que antecede a Semana Santa, iniciando-se na Quarta-feira de Cinzas e finalizando na Quinta-feira Santa. É durante este período, que a prática da caridade ganha um significado especial, pois o Tempo Quaresmal se destaca por ser um período de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa do Senhor.
A caridade acaba se destacando como uma maneira fundamental de viver esses princípios cristãos, já que somos chamados a seguir o exemplo de Jesus Cristo, que dedicou sua vida a serviço dos necessitados e oprimidos. Segundo o padre Geneilson Bezerra, administrador paroquial da Área Pastoral de Nossa Senhora de Fátima e Santos Francisco e Jacinta, a caridade é uma prática que nos leva à santificação, à fidelidade e ao amor de Deus. “Ajudar aqueles que necessitam através da caridade de certa forma nos leva a viver um processo de conversão, quando nos doamos e sentimos misericórdia do outro”, disse o sacerdote.
Ela pode se manifestar de várias formas, desde doações financeiras a organizações de caridade até o voluntariado em abrigos, cozinhas comunitárias ou outras instituições que atendem aos menos favorecidos. Além disso, a caridade também pode incluir gestos simples, como oferecer apoio emocional, dar atenção aos solitários ou ajudar aqueles que estão passando por dificuldades.
O padre finaliza externando um convite para que os cristãos pratiquem essas atitudes ao longo de todo o ano, e não somente durante o período da Quaresma. “O período que antecede a Páscoa é apenas um pontapé inicial para ações que devem ser realizadas ao longo de todo o ano. Precisamos reforçar isso visitando nossos enfermos, dando de comer a quem tem fome e ficando atento às necessidades de nossos irmãos, seguindo o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo”, pontuou.
É importante que os cristãos vivam isso em suas comunidades, no ambiente de trabalho, na família e no dia a dia.
Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o padre Geneilson Bezerra você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (03/03), a partir das 7h, na TV Meio Norte. E, a partir das 8h, confira o programa na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.