Na tarde do último domingo (25), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques celebrou o seu primeiro ano de episcopado à frente desta Igreja Particular. A Santa Missa iniciou às 17h na Catedral de Nossa Senhora das Dores, e contou com a presença de integrantes do clero arquidiocesano e da comunidade de fé.
Dom Juarez Marques é o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina, substituindo Dom Jacinto Brito, que apresentou pedido de renúncia que prever o afastamento das atribuições de governo para bispos a partir de 75 anos de idade. Atualmente, ele é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB e tem como lema episcopal “Para que todos tenham vida” – Jo 10,10.
Segundo o arcebispo, quando chegou a Teresina e encontrou fiéis muito acolhedores, ele desejou dali em diante realizar muitos outros encontros, e de fato foi isso que ele tem feito desde que assumiu a Arquidiocese em fevereiro do ano passado. “Eu me senti muito bem acolhido, por todos e todas aqui em Teresina, e por isso me sinto muito bem e feliz. Durante esse período de escuta, o objetivo era escutar também o que o Espírito Santo diz a esta igreja, a fim de traçarmos uma bela trajetória”, disse.
Ele ainda aproveitou o momento para fazer um forte apelo aos fiéis, para que acolham uma igreja em saída, com o objetivo de formar mais discípulos missionários. “Nos tempos de hoje a Igreja nos chama a assumir cada vez mais uma catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, por isso convido aos meus irmãos que se comprometam com suas pastorais, assumindo este projeto da Igreja em vista de um plano de parceria, acolhendo aos dons de Deus”, completou Dom Juarez.
Para o padre Osório Teixeira Neto, vigários geral da Arquidiocese de Teresina, a acolhida de Dom Juarez representa um grande dom para esta Igreja, já que ele mostra muita proximidade com o povo, além de dar continuidade aos trabalhos que haviam sido iniciados por seus antecessores. “Dom Juarez mostra muita proximidade com o povo e com todos nós. Ele trouxe para a igreja de Teresina um desejo pela continuidade daquilo que os seus antecessores colocaram à frente da igreja, e faz isso com muito amor, por isso é uma grande satisfação tê-lo como nosso pastor”, destacou o sacerdote.
Mauro Carvalho é amigo de Dom Juarez desde o Seminário de Teologia e traçou a trajetória junto a ele em todas suas andanças, até o momento de sua nomeação. Para ele, o sentimento é de felicidade ao vê-lo como primeiro piauiense a ocupar a Arquidiocese de Teresina. “Nós esperamos muito por isso, pois ele é um homem muito simples, humilde e acessível. Estamos acompanhando a sua trajetória há bastante tempo e somos gratos por todos os trabalhos que ele tem desempenhado em nossa Igreja”, pontuou.
Isabel Paiva, paroquiana da comunidade de São José, conta que celebrar um ano de episcopado do arcebispo é muito importante, pois ele é o pastor que conduz e devemos acompanhar a sua trajetória para bebermos na fonte de sua sabedoria, reforçando a fé. “Ele é um grande amigo da minha família e eu sinto o maior prazer de estar onde ele estiver. Meu sentimento hoje é de alegria e gratidão por tudo que ele representa para nós e para a nossa igreja”, finalizou.
Ao final da celebração, os fiéis realizaram uma singela homenagem ao arcebispo, com a leitura de uma mensagem de agradecimento pelo seu primeiro ano de pastoreiro. E, em seguida, lhe entregaram um buquê de rosas vermelhas.