Em um momento que se faz memória a consagração do espaço de Deus, no final da última terça-feira (20), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidiu a Santa Missa Solene de Dedicação da Catedral de Nossa Senhora das Dores. Este ano, a “Igreja Mãe de Teresina” celebra 21 anos desde a sua primeira dedicação em 2003 por Dom Celso José Pinto da Silva.
A data deve ser vivida com muita fé, piedade e atenção, onde os fiéis devem adentrar aquele local com grande amor e respeito, já que é lá onde Deus manifesta toda a sua glória e misericórdia. Segundo Dom Juarez Marques, a dedicação de uma igreja significa dizer que aquele espaço é consagrado para a santificação do povo de Deus, com o sentido de que os cristãos são a ‘pedra viva’ e o próprio Cristo é a pedra angular.
“A dedicação é uma consagração para dizer que aqui é a morada de Deus, e que nós também somos esta morada, onde ele habita em cada um de nós. Mas, também é dizer que esta igreja é a nossa casa de oração, pois viemos confiantes de que o Senhor ouvirá as nossas preces nesta casa de Comunhão”, completou o arcebispo.
O pároco da Catedral, padre Klebert Viana, destaca a importância da participação dos fiéis na Santa Missa de dedicação da Igreja. Ele externa que além da renovação da própria fé, durante a celebração os fiéis também valorizam o próprio espaço sagrado.
“A igreja para nós católicos é uma referência viva que simboliza a congregação e a união. Além disso, temos aquele afeto envolvido na construção do templo, por isso os fiéis participam da celebração para obter uma maior experiência com Deus valorizando este templo sagrado”, pontua o sacerdote.
Na ocasião, também foi celebrado os 122 anos de criação da Diocese no Piauí, instituída no dia 20 de fevereiro de 1901 pelo Papa Leão XIII, abrangendo todas as paróquias do estado, tendo como sua Catedral a Igreja de Nossa Senhora das Dores. E somente no ano 1944, que o Papa Pio XII criou as Dioceses de Oeiras e Parnaíba, a pedido do bispo Dom Severino, fazendo com que a Diocese do Piauí passasse a se chamar Diocese de Teresina, fortalecendo as bases da atuação evangelizadora da Igreja em nosso estado.