Na noite da última sexta-feira, dia 09 de fevereiro, a Área Pastoral São José, localizada no Residencial Jacinta Andrade, forania Norte II, foi elevada a Paróquia. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, e contou com a presença de integrantes do clero arquidiocesano que fizeram parte da história da nova paróquia, além de comunidade de fé da região.
A elevação canônica é o processo pelo qual uma comunidade religiosa menor é reconhecida e estabelecida como uma paróquia independente, com sua própria estrutura e administração. O processo envolve uma série de etapas, incluindo a aprovação do arcebispo, a análise de viabilidade espiritual e pastoral da comunidade e a organização dos recursos necessários para o seu funcionamento adequado.
Dom Juarez Marques revela que o processo foi aprovado pelo Conselho Presbiteral e pelo Colégio de Consultores de Teresina, já que a antiga Área Pastoral São José possuía três anos de trajetória. “A paróquia é a casa de Deus que fica no meio das casas do povo, e nesse sentido assim como explica o Santo Padre, o Papa Francisco, a paróquia tem uma vasta plasticidade pois ela pode sempre se renovar e ser aquela que proporciona a formação dos discípulos e das discípulas de Jesus”, explicou o arcebispo.
A celebração foi iniciada com a leitura do novo decreto. Em seguida, o novo pároco, padre Valdery Veras, fez seu juramento perante toda a comunidade de fé. Logo depois, foi feita a leitura do de sua provisão. Na oportunidade ele também recebeu o Evangelho das mãos do arcebispo, as chaves da igreja e do sacrário das mãos dos paroquianos.
O sacerdote externa que o sentimento é de gratidão por poder dar continuidade a missão que foi iniciada por seu antecessor, padre Rubens Rodrigues. “É com muita alegria que recebo a missão, até porque São José é um santo muito forte e foi aquele quem guardou e defendeu o tesouro da Igreja que é Jesus Cristo”, disse.
Padre Valdery acredita que a provisão foi providência divina, já que em sua antiga paróquia, graças a uma fiel, começou a ser um grande devoto do Santo. “Lá na minha antiga paróquia havia uma senhora muito devota de São José e foi ela que me ensinou a gostar dele. Inclusive, todos os anos nós tínhamos o costume de fazer uma grande festa de São José, rezando o santo terço na casa dela e depois saindo em procissão até a Igreja Matriz”, completou o pároco. Agora, suas expectativas são as melhores para responder com amor a nova missão, atendendo as necessidades da comunidade.
Origens da Área Pastoral
A Área Pastoral São José nasceu com três comunidades integrantes: a comunidade Santo Antônio no povoado Ave Verde, a de Nossa Senhora de Fátima no Gurupá e a comunidade São Padre Pio no Conjunto Paulo de Tarso. Essas comunidades faziam parte da Diaconia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Maria da Codipi III, que foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora do Carmo.
O diácono Giovani Batista conta que quando foi ordenado, a até então diaconia tinha uma grande necessidade de se constituir como uma área pastoral independente. Foi quando Dom Jacinto Brito, arcebispo emérito de Teresina, o nomeou como primeiro diácono coordenador. “Essa é uma comunidade muito promissora, com um povo muito animado e disposto a trabalhar. Com certeza o padre Valdery terá uma missão muito frutuosa junto dessas pessoas”, afirmou o diácono.
Deuselina Pires faz parte da comunidade desde 2013 e destaca que antes da construção da Igreja os fiéis se reuniam no local e traziam suas próprias cadeiras para participar das celebrações. Ela avalia a trajetória como difícil e com um longo caminho a ser percorrido, mas já se sente vitoriosa por tudo que foi conquistado até agora. “Eu sou uma das pessoas que está na caminhada desde o início e para mim é muito gratificante. Ainda há muito a ser feito, mas aos poucos iremos conseguir”, finalizou.
Hoje, a nova paróquia da Arquidiocese de Teresina dedicada a São José será formada pelas comunidades: São José (Residencial Jacinta Andrade), Santo Antônio de Sant’Anna Galvão (Residencial Jacinta Andrade), São Pio de Pietrelcina (Conjunto Paulo de Tarso), Santa Teresinha do Menino Jesus (Dandara dos Cocais), Santo Antônio (Povoado Ave Verde) e Nossa Senhora de Fátima (Povoado Gurupá de Baixo).