Com o propósito de que os coordenadores paroquiais de catequese refletissem sobre o tema: Iniciação à Vida Cristã numa Caminhada Sinodal, aconteceu entre os dias 26 e 28 de janeiro, a Assembleia Anual de Catequese. O evento foi promovido pela Comissão Arquidiocesana de Catequese no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, oportunizando troca de experiências entre os 120 participantes das mais diversas foranias da Arquidiocese de Teresina.
A assembleia foi assessorada pelo Padre Miguel Martins, SJ (padre sinodal), que esteve presente na primeira sessão do sínodo dos bispos realizado no mês de outubro do ano passado. Segundo o coordenador arquidiocesano de Catequese, Edimilson Alves, a escolha da temática se deu pelo fato de toda a Igreja de Jesus Cristo sentir a necessidade de caminhar junto a dinâmica sinodal, construindo a participação em uma igreja missionária. “Nossa Arquidiocese tem estudado e aprofundado o projeto de IVC para a elaboração de um plano de pastoral que envolverá toda a Igreja Particular”, disse.
O coordenador também se mostrou muito feliz e entusiasmado pela presença dos muitos representantes das paróquias e comunidades de Teresina. “A participação de nossos catequistas foi maravilhosa, já que muitas paróquias estão aqui presentes estudando e alimentando a nossa caminhada à luz da Palavra de Deus, pois ela é o suporte para a caminhada sinodal”, completou Edmilson.
O padre Miguel Martins, SJ conta que a realização do evento formativo foi um acerto da Arquidiocese de Teresina, visto que a temática deve ser pensada realmente nessa perspectiva a fim de responder às necessidades da própria igreja, principalmente na formação dos cristãos. “A IVC se caracteriza exatamente como o processo de fundamentos da fé, onde muitas vezes somos batizados, mas não somos evangelizados”. Ele ainda disse estar impressionado com a forma que a temática vem sendo debatida há alguns anos, e a decisão da própria diocese de trilhar por este caminho.
A sinodalidade também é um grande significado do cumprimento da própria Iniciação à Vida Cristã, e quando isso não acontecesse não houve a sua real compreensão. Padre Osório Barbosa, vigário geral desta Igreja Particular, destaca que o momento possui grande significado, para que a nossa Igreja possa caminhar verdadeiramente no amor grandioso que o Senhor plantou e para a construção de uma instituição viva marcada pela presença de Cristo.
“Nós precisamos ver a partir das primeiras comunidades cristãs aquilo que ao longo do tempo nós fomos perdendo. A Igreja antes de ser uma instituição ou aquilo que entendemos por hierarquia, é a base e precisa estar presente na vida do povo, uma igreja em saída para a evangelização”, explicou.
Catequistas revelam suas motivações em participar
Patrícia Santos, da Comunidade Católica Ore, revela que foi motivada a participar do encontro pela necessidade de buscar conhecimento e entender mais sobre a sinodalidade. “A partir do que for absorvido, nós poderemos conquistar cada vez mais corações diante da catequese, já que ela também é um ensinamento, e é através desses eventos formativos que conseguiremos repassar a Palavra para aqueles que estão com o coração ardente de conhecer cada vez mais o amor de Deus”, ressaltou.
A catequista Conceição Bruno, da Paróquia Santo Inácio de Loyola, conta que a motivação surgiu pela vontade de levar maiores e melhores ensinamentos para a sua comunidade. “Eu creio que essa não é uma vontade só minha, mas de todos que deixam suas casas e cidade para estar presentes neste encontro, já que a sinodalide dentro da IVC que estamos buscando praticar requer aprendizado em todas as instâncias”.
Para ela, a temática da assembleia deve ser colocada em prática desde o momento em que se recebe o sacramento do Batismo, para que assim as paróquias, comunidades e a própria Arquidiocese viva de fato os caminhos que o Cristo ensina, levando o testemunho dele a todas as criaturas.