Na manhã do último sábado (27), a Arquidiocese de Teresina promoveu a primeira formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024. Com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), o momento aconteceu no Auditório Paulo VI, dando a oportunidade de os participantes compreenderem os detalhes do texto-base disponibilizado pela CNBB.
De acordo com o diácono Gilberto Penha, coordenador arquidiocesano de Campanhas, o evento formativo foi o pontapé inicial para a continuidade da renovação da Igreja. “Esta é a primeira de muitas formações que virão. Além da formação arquidiocesana, também estamos empenhados em realizar reuniões em Áreas pastorais, Diaconias e Paróquias das mais diversas Foranias, aprimorando o trabalho de nossa Igreja a cada ano”, afirmou.
Segundo ele, o tema chama atenção para uma realidade comum à nossa sociedade. O tema surge exatamente como um convite à socialização, para que os cristãos entendam o significado da irmandade, das relações e do acolhimento. “Se pararmos para observar a temática ela vem a ser trabalhada como uma anamnese, ou seja, como uma consulta médica, e quem vai a ela quer ser ouvido e entendido para que no fim tenha seu problema resolvido, e nada mais nada menos que um medicamento. E a Igreja nos diz que o medicamento é a amizade social”, explicou o diácono.
Roniel Oliveira, paroquiano da Paróquia São Paulo, conta que o tema o instigou a participar a fim de pudesse desmistificar determinados conceitos enraizados no seu próprio ser, já que o ser irmão não é só estar presente nos momentos de alegria.
“O tema foi muito bem explorado, focando muito naquilo que de fato precisamos conhecer, e de como é estar na pessoa do irmão ou irmã, da necessidade da compaixão e do se colocar no lugar do outro em cada dificuldade ou problema enfrentado”. Após a formação, ele pretende ser multiplicador do tema em sua paróquia e em sua vida pessoal, a fim de melhorar os diálogos na sociedade e explanar assuntos na realidade religiosa, havendo uma maior unidade.
Já o diácono Marcus Vinícius, que auxilia nas ações evangelizadoras da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Saci, diz ter sido motivado pela vontade de ajudar a Igreja em propagar a meditação da CF sobre o tema que é uma realidade que precisava ser vivida para além da instituição católica.
Trabalhando diretamente com a Pastoral Carcerária, o diácono afirma a necessidade de estar atualizado do assunto e daquilo que a Campanha da Fraternidade pede “A missão da Igreja é levar essa realidade de que todos nós somos irmãos, e assim como membro de uma comunidade eu também assumo essa missão de cuidar para que eles a conheçam e vivam os seus ensinamentos”, finalizou.
A Campanha da Fraternidade 2024 será lançada oficialmente no dia 15 de fevereiro, a partir das 08h, na Residência Episcopal, e, em seguida, para o Clero Arquidiocesano. Já o lançamento oficial para toda a comunidade, vai acontecer no dia 17 de fevereiro, às 19h, durante a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz da Paróquia de São José Operário, no bairro Vila Operária.