Com o intuito de oferecer um atendimento cada vez mais inclusivo e eficiente, o Serviço “Levanta-te, Vem para o Meio promoveu entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro uma capacitação sobre audiodescrição destinada aos seus profissionais e técnicos
Os encontros formativos foram ministrados pelo professor Branco, da Associação de Audiodescritores do Piauí, buscando qualificar ainda mais a equipe do Serviço que é especializado no atendimento a pessoas com deficiência.
Segundo o coordenador, Marcos Júnior, a iniciativa surgiu principalmente com a intenção de aperfeiçoar e atualizar as práticas referentes às barreiras comunicacionais. “Essas informações são importantíssimas na qualificação da equipe, para que possamos atender com maior excelência os deficientes visuais, tanto no atendimento diário quanto nos cursos de qualificação profissional. Isso também vai ajudar a adaptar as nossas redes sociais, para que a comunicação seja cada vez mais acessível”, destacou.
A audiodescrição traduz imagens em palavras para que pessoas cegas e com baixa visão possam ter acesso ao conteúdo. O recurso também amplia o entendimento a pessoas com deficiência intelectual, com TDAH, autistas, disléxicos, idosos e outras deficiências.
O Serviço Levanta-te
Desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), o Serviço “Levanta-te, Vem para o Meio” completou 13 anos de atuação atendendo as pessoas com deficiência (PCD). Atualmente, a iniciativa realiza duas atividades principais: a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho, onde são feitos o recrutamento, seleção, avaliação médica, o encaminhamento e o acompanhamento de PCD’s a empresas parceiras.