No dia 03 de dezembro, a Igreja celebra o primeiro domingo do Advento, período popularmente conhecido pelos cristãos como o tempo de espera para o nascimento do Menino Jesus. O Advento também dá início a um novo Tempo Litúrgico, concluindo o longo período do Tempo Comum e nos conduzindo ao novo ano eclesiástico.
As quatro semanas que antecedem a grande festa estão divididas de forma que os dois primeiros domingos do Advento são denominados de Advento Escatológico, onde as leituras tratam sobre a segunda vinda de Cristo. Já os dois domingos que precedem o Natal, ajudam os cristãos a vivenciarem o ‘Natal Memorial’, onde a Igreja faz memória a primeira vinda de Jesus, introduzindo figuras e a história da salvação de forma linear, até o seu nascimento.
Durante o Advento, a cor litúrgica roxa é predominante nas vestimentas dos ministros ordenados e nas celebrações eucarísticas. Segundo o padre Jozifran Campos, pároco da Paróquia São Joaquim, esta cor simboliza penitência, porém no tempo que antecede o Natal, ela não tem o mesmo caráter penitencial da Quaresma.
“Ela é uma cor mais sóbria que nos ajuda a entender que ainda não é o tempo da festa, mas que nos prepara para ela. Por isso, é comum que no advento nós utilizemos a cor roxa mais clara, que nos ajuda a manter a serenidade para a reflexão da vida”, explicou o sacerdote.
A coroa do Advento é composta por quatro velas, simbolizando os quatros domingos que antecedem o Natal do Senhor. Entretanto, outras tradições também trouxeram outras respostas, onde as quatro velas podem simbolizar os quatro pontos cardeais, dizendo que o Senhor que vai nascer é o Rei de todo o mundo.
“Isso simboliza a ideia do Rei menino que vai nascer e irá unir todos os polos. A coroa é rodeada de flores pois o período natalino também é uma época festiva, com flores e símbolos coloridos que simbolizam a vida que se aproxima”, ressalta.
Para bem vivenciar este período é essencial que os cristãos reflitam sobre a sua caminhada, e busquem o sacramento da confissão sempre com o propósito da mudança interior no novo ano que vai iniciar.
Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o padre Jozifran Campos você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (03/12), a partir das 8h, na TV Meio Norte. E, a partir das 9h, confira o programa na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.