Nos dias 11 e 12 de novembro, a Arquidiocese de Teresina, através do Movimento do Terço dos Homens, realizou o III Congresso Arquidiocesano do Terço dos Homens. Com o tema “A espiritualidade Mãe Rainha para o Terço dos Homens” e o lema “Mãe, teu Santuário, nossa casa”, o evento formativo aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia São José Operário, localizada na Forania Norte I.
A programação do congresso iniciou com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques na Igreja Matriz da Paróquia São José Operário. Durante os dois dias, as palestras reforçaram a importância do Terço dos Homens na evangelização das famílias e na missão da caminhada junto a Nossa Senhora, com a oração dos mistérios do Santo Terço.
Para o arcebispo de Teresina, as temáticas foram trabalhadas refletindo sobre a busca de fazer a vontade de Deus no segmento de Cristo. “Nós precisamos passar da mera admiração para a devoção da imitação na forma de Maria Santíssima, pois ela que foi a primeira cristã e primeira discípula que graças a sua fé, concebeu o filho de Deus. Por isso, é importante que tenhamos o hábito de rezar o Santo Terço a fim de nos tornarmos melhores pais e mães de família, além de sermos melhores cristãos que participam da vida em comunidade”. A pedido de Dom Juarez, o congresso vai acontecer com o intervalo de dois anos.
Dentre as participações no encontro, o padre Argemiro Ferracioli, assessor do movimento nas regiões Norte e Nordeste do país, além de João Francisco e José Feitosa, respectivos coordenadores do Regional e do Nacional.
Padre Argemiro afirmou que a temática escolhida reflete sobre o sentido da espiritualidade, sendo muito sugestiva e atual, fundamental para preencher o coração das pessoas e ajudar a resolver muitas dificuldades pessoais. “A espiritualidade é aquilo que nos conduz e nos motiva a existir, fundamentada na aliança de amor com Maria, que é aquela que nos leva ao encontro do Pai”, explicou o assessor do movimento.
Outros convidados também estiveram presentes no evento formativo. Dona Lourdinha Alcântara, coordenadora do movimento da Mãe Rainha, dialogou sobre a importância da cooperação entre os dois movimentos. Vitor Lopes, coordenador do Terço dos Homens e o padre Tony Batista, Vigário Episcopal para a Ação Transformadora, dialogaram e compartilharam conhecimentos únicos sobre a origem do movimento e sua importância dentro das famílias.
Antônio Vidal, paroquiano da Paróquia Santuário de São Francisco de Assis, conta que foi motivado a participar do Congresso em busca de sabedoria material e espiritual, além de ser um momento de encontro entre os irmãos que integram o movimento. “Aqui a gente conversa e troca ideias nos ajudando a alcançar a santidade e nos confirmando ainda mais na fé e no amor de Deus”, pontuou.
Conforme o coordenador do 3º Congresso Arquidiocesano, Francisco Alves, a intenção é de que após o Congresso, os servos que integram o movimento saiam ainda mais ricos de conhecimento e aprendizagem para pôr em prática no Movimento Mãe Rainha. Segundo ele, o evento representa um momento de união entre os grupos e os coordenadores. “Ao nos reunirmos nesta grande confraternização, nós transformamos o nosso movimento em uma verdadeira família, ajudando uns aos outros nesta belíssima missão”, destacou.