Na manhã desta quarta-feira (25), os novos vigários gerais da Arquidiocese de Teresina, Padre Amadeu Matias e Padre Osório Barbosa, e o ecônomo, Diácono Paulo Afonso, foram recepcionados pelos colaboradores da Cúria Metropolitana. O evento aconteceu após a divulgação do decreto de nomeação, onde Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina, nomeou os novos membros para assumir os ofícios pastorais e administrativos no Governo desta Igreja Particular.
O arcebispo de Teresina aproveitou a oportunidade para fazer um breve discurso de acolhida aos novos membros, que, em seguida, se apresentaram aos seus respectivos cargos. Após as apresentações, todos os presentes participaram de um café da manhã partilhado.
Dom Juarez Marques destacou a novidade em seu governo com a nomeação de dois vigários gerais. “O vicariato geral é um ofício de caráter ordinário em que eles vão acompanhar diretamente o bispo”, explicou. Segundo ele, o Padre Amadeu assume a missão de vigário geral e moderador da Cúria, tratando de assuntos administrativos e internos. Já o Padre Osório, vai concentrar o seu trabalho em outros assuntos, cumprindo as demandas arquidiocesanas.
O arcebispo completa também explicando o papel do ecônomo nas funções administrativas da Cúria Metropolitana. “Nós sabemos que a Igreja é de instituição e assistência divina, mas por viver neste tempo, ela possui a parte fiscal e administrativa que necessita de cuidados. Esse será o papel de nosso ecônomo, sempre em vista da evangelização e da prática da caridade”, completou.
No momento, a Arquidiocese de Teresina passa por uma alternância de nomeações dos novos ofícios, para que haja um bom exercício tanto do governo pastoral quanto administrativo. A acolhia também contou com a presença do Padre Edvaldo Barbosa Lima, novo Coordenador de Pastoral/Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã – IVC; Padre Tony Batista, Vigário Episcopal para a Ação Sociotransformadora; e do Padre Gonçalo Teixeira, Vigário Episcopal para o Apostolado Laical.
Novos membros revelam suas expectativas para a missão
Padre Amadeu Matias, que assume o cargo de Vigário Geral e Moderador da Cúria, revela que o sentimento é de confiança e fé nos planos divinos. De acordo com ele, a expectativa é poder colaborar com o governo da Arquidiocese, mantendo uma atitude de sintonia tanto com o arcebispo quanto com seus colegas do clero.
“A meta é que estejamos sempre a serviço de nossa Igreja, trabalhando juntamente com meus amigos presbíteros, leigos e religiosos. A prece é que eu tenha sempre a humildade de ouvir e de aprender, me colocando a serviço dos irmãos e irmãs”, disse o sacerdote.
Padre Osório afirma se sentir desafiado ao assumir a nova missão. Para ele, todo projeto da Igreja deve ser assumido com amor, para que assim o serviço tenha êxito. “Eu me sinto feliz por ter dito SIM a Igreja de Jesus Cristo, para que ela possa seguir exatamente como tem que ser, cheia de dinamismo em que os carismas circulam”, externou.
O novo ecônomo, o diácono Paulo Afonso, disse ser grato ao convite e a oportunidade concedida por Dom Juarez. “Pretendo ajudar bastante na parte administrativa juntamente com os colaboradores da Cúria. Eu tenho a certeza de que quando se trabalha com humildade e com os pés no chão, Deus não nos abandona. Estarei presente com muito empenho e dedicação a serviço do nosso povo”, finalizou.
No dia 09 de novembro, Dom Juarez realizará o anúncio do novo governo arquidiocesano para a comunidade. A solenidade terá início às 17h na Catedral de Nossa Senhora das Dores, centro da cidade. Todos são convidados a participar deste grande momento em nossa Arquidiocese.