Nas primeiras horas desta quinta-feira, 12 de outubro, uma imensa multidão de devotos se reuniu para participar da celebração eucarística, marcando o início da 17ª edição da Festa da Mãe de Deus, em honra a Nossa Senhora Aparecida. A solenidade foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, e concelebrada por diversos padres e diáconos do clero arquidiocesano no adro da Igreja São Benedito, localizada no Centro de Teresina.
Com o tema ‘Mãe Aparecida; dai-nos coração ardente e pés a caminho’, Dom Juarez revela que o momento orante é um pedido de intercessão à Santa Mãe de Deus, que ensina com seu testemunho a fazer arder o coração a partir da escuta da Palavra de Deus. “Maria é Mestra da escuta e também na obediência à Palavra de Deus. Temos de tê-la como exemplo para que estejamos com os pés a caminho e com a disposição missionária para anunciar o Reino de Deus, a justiça e a paz”, disse.
O arcebispo falou ainda sobre a grande devoção mariana pelos fiéis católicos afirmando que a figura de Maria foi preparada desde sua origem para ser a Mãe do Filho de Deus. “Ela, na sua simplicidade de menina lá em Nazaré, acolheu o chamado de Deus, quando percebeu que era sua vontade e obra do Espírito Santo. Maria não titubeou em dizer, sim, ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça -se em mim segundo a vossa palavra’. Como Mãe, foi fiel no acompanhamento, no cuidado com o Seu Filho Jesus, desde a sua concepção até o pé da cruz, se entregando junto a Cristo para salvar a humanidade”, completou.
Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão em honra a Padroeira do Brasil. Durante o percurso, que este ano aconteceu pelas ruas do Centro da cidade, grupos, pastorais, movimentos e toda a comunidade de fé da Igreja de Teresina rezaram a oração do Santo Terço.
Católicos compartilham relatos de devoção à Virgem
Como forma de agradecimento pela restauração da sua saúde, Eurimar Lacerda conta que participa da Festa todos os anos e que é devota de Senhora Aparecida há muito tempo. “Sempre tive esse apego com Maria, mas depois de enfrentar problemas de saúde nossa conexão ficou mais próxima e acabei prometendo participar da festa todos os anos”, destacou a secretária, paroquiana da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição no Bairro Morada Nova.
Já o engenheiro Marcelo Almeida participa pela segunda vez da celebração em honra a padroeira. Para ele, o momento é de grande alegria, pois Maria é um símbolo de fé e oração que preenche sua vida a cada dia mais. “A cada dia me sinto mais alegre em estar próximo da mãe de Deus. Ela que com seu amor veio nos trazer o dom e o Espírito Santo, fortalecendo a nossa fé e a nossa caminhada em comunidade”, relatou.
A cada ano, a Festa da Mãe de Deus se consagra como uma expressão pública de fé na Arquidiocese de Teresina. Padre Geneilson Bezerra, que este ano integrou a coordenação do evento, avalia o momento como um testemunho de fé e devoção à Virgem que está sempre intercedendo por todos nós. “Finalizamos a festa com um grande sentimento de gratidão e felicidades. Mesmo com o novo percurso tudo saiu como foi pensado e conseguimos reunir muitos fiéis para celebrar a nossa padroeira”, pontuou.
A procissão finalizou na Catedral Metropolitana com a coroação de Nossa Senhora, momento de muita emoção para todos que estiveram presentes.