A Ação Social Arquidiocesana (ASA), em parceria com a Associação Pestalozzi de Teresina e a Associação Educativa e Cultura Asa Branca de Juazeiro do Norte (CE), está realizando o Bazar Solidário com as mercadorias doadas pela Receita Federal no auditório Dom Avelar Brandão Vilela, zona Leste de Teresina. Centenas de pessoas estiveram presentes no local para adquirir diversos produtos com preço acessível, entre eles, smartphones, smartwaches, smartbands, eletroeletrônicos variados, roupas, itens perfumaria e muito mais.
A iniciativa surgiu com o intuito de reverter os lucros para a execução de projetos sociais que beneficiam milhares de pessoas. Segundo Lara Portela, delegada da Receita Federal em Teresina, a seleção das entidades que participam da ação ‘Novos Destinos’ é feita através de um edital, lançado pelo programa anualmente. A instituição interessada envia a documentação relacionada junto com um projeto de investimento para ser avaliado.
“Existe uma comissão interna para avaliar os projetos que recebemos. A partir disso, selecionamos um grupo de três entidades para realizar o bazar, onde os lucros serão revertidos em aplicações em projetos sociais. Nós entendemos isso como uma forma de ação social da Receita Federal que ainda é pouco conhecida pela população e que tem como incrementar os trabalhos desenvolvidos por essas entidades”, explica a delegada.
A ASA recebeu a notícia de que havia sido contemplada com a doação das mercadorias ainda em setembro do ano passado. Conforme externa a Secretária Executiva da Ação Social Arquidiocesana, Carla Simone, houve toda uma logística para que as mercadorias fossem trazidas com segurança da cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
“Nós enviamos um representante até o Sul do Brasil para que tudo fosse organizado da maneira correta. Além disso, tivemos um cuidado em preparar um espaço adequado para bem receber os nossos compradores aqui em Teresina, para que eles recebessem toda a assistência necessária da entrada até a saída de nosso bazar”, disse.
Queiroz Façanha, esteve presente adquirindo algumas das mercadorias disponíveis. Para ele, a iniciativa é muito boa e relevante na ajuda aos menos favorecidos. “Essa é uma parceria muito importante em prol de ajudar tantas pessoas necessitadas, além de permitir que nós enquanto cidadãos possamos adquirir produtos de alta qualidade com preço mais acessível”, pontuou o comerciante.
O acesso ao bazar a partir desta sexta-feira (06) esta sendo realizado de maneira totalmente gratuita. Ele vai acontecer até o dia 08 de outubro das 08h às 16h em Frente a Igreja de Fátima.