Na noite do último sábado (30), Dom Ronilton Souza foi empossado como novo bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, localizada a 523 km da capital teresinense. A Santa Missa de Posse Canônica teve início às 18h no adro da Igreja Catedral, com a presença de bispos, padres, seminaristas, autoridades civis, além de familiares e amigos e a comunidade de fé.
Nomeado bispo de São Raimundo Nonato no dia 19 de julho, pelo Papa Francisco, após pedido de renúncia em razão de idade apresentado por Dom Eduardo Zielski, Dom Ronilton será o 5º bispo diocesano desta Igreja Particular.
Nascido no estado de Minas Gerais, o bispo revela que assume pela primeira vez uma diocese que não conhecia com grande expectativa e alegria. “Estou como Abraão, quando Deus o chama e diz ‘Abraão sai da tua terra e vai!’, para uma terra na qual eu venho com muita fé e pronto para servir, fazendo com que o Reino de Deus aconteça”, destaca Dom Ronilton.
Ele traz consigo um coração pronto para a escuta, o aprendizado e o anúncio da Boa Nova. “Inicialmente eu quero escutar o povo a qual vou servir e o meu clero, para que possamos aprender juntos e anunciar o Coração de Jesus”, completa.
Dom Juarez Marques, presidente do Regional NE IV e arcebispo de Teresina, participou da celebração eucarística e deu as boas-vindas ao novo bispo. Segundo ele, a diocese estará em boas mãos, já que Dom Ronilton é muito próximo do povo e está pronto para dar continuidade ao trabalho de uma Igreja Missionária. “Ele vai dar continuidade ao belíssimo trabalho do Dom Eduardo, que esteve à frente da diocese por sete anos. Agora evidentemente ele vai observar os sinais dos tempos e colocar a novidade necessária para que possa corresponder às necessidades dos nossos dias”.
Dom Ronilton chegou a São Raimundo ainda na quinta-feira (28), às 15h, no Aeroporto Serra da Capivara. De lá, o bispo visitou a Igreja Matriz de Santa Teresinha, no bairro Galo Branco, o Santuário de Nossa Senhora das Mercês, no bairro Aldeia, e por fim, a Catedral de São Raimundo Nonato. Uma grande quantidade de fieis acompanhou a chegada do novo pastor na cidade.
A nomeação de Dom Ronilton foi inesperada e muito rápida conforme externa Noravânia Souza, irmã do bispo. “Não imaginávamos que ele seria nomeado tão rápido. Fizemos uma longa viagem até aqui, mas estamos muito felizes com toda a recepção que meu irmão recebeu ao pisar em solo piauiense”, afirmou.
Para Flávio Magalhães, que pertence à Paróquia Nossa Senhora das Mercês, é uma alegria poder receber o novo pastor, principalmente em uma terra que é conhecida por ser bastante acolhedora. O professor acredita que Dom Ronilton vai orientar toda a comunidade na missão de evangelização, evoluindo ainda mais os trabalhos que já eram desenvolvidos.
“Estamos muito felizes de ter ele como nosso novo pastor, que sem dúvidas vai desempenhar um papel de escuta, entendendo mais da nossa realidade pastoral, além de nos incentivar a continuarmos firmes na missão da evangelização”, finalizou.
A ordenação episcopal do Dom Ronilton Souza aconteceu no dia 26 de agosto Paróquia de São Francisco de Assis, localizada em Ituiutaba-Minas Gerais.