Na manhã desta sexta-feira (29), o Lar de Santana, instituição de longa permanência para idosos, em parceria com o Serviço Integrar administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), realizou a Comemoração ao dia Internacional da Pessoa Idosa. ‘Respeitar o tempo, uma forma de sabedoria’ foi o tema do momento recreativo e informativo que reuniu assistidos e colaboradores do serviço na Praça da Igreja de Fátima, Zona Leste de Teresina.
O objetivo principal da ação foi sensibilizar a população que passava pelo local, para que pudessem entender a importância e a necessidade da valorização da pessoa idosa dentro da sociedade. Herlane Sena, psicóloga do Lar, afirma que os idosos precisam de mais cuidados, e merecem ter a sua história de vida respeitada.
“Temos que desmistificar essas questões que envolvem a pessoa idosa. A vida deles tem muito valor, por isso precisamos levar em consideração aspectos como a histórias de vida, a sabedoria e a resiliência deste grupo”, ressalta.
A atividades foram realizadas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que é celebrado no dia 1º de outubro, reforçando a importância da proteção e cuidado a esse público. Na programação estiveram inclusos debates e reflexões sobre o processo de envelhecimento, que é uma fase da vida cheia de possibilidades, conforme externa Raquel Melo, assistente social do Lar de Santana. “Precisamos ter a consciência de que a velhice não é o fim da vida. O idoso mesmo com suas limitações, contribui para a sociedade com seu afeto e suas experiências, e é nosso dever enquanto comunidades e profissionais contribuir para que eles tenham uma vida plena”, disse.
Seu Juarez Silva, assistido pela instituição, revela que foi muito bom poder participar do momento principalmente por perceber o incentivo e animação das pessoas que passavam pelo local. “Foi muito bom participar desta ação, pois ajuda a nos mantermos motivados e felizes”, pontua o aposentado acolhido pelo Lar.
Além das atividades de recreação, a banda 16 de agosto da Prefeitura Municipal de Teresina esteve presente, contribuindo para trazer ainda mais alegria ao momento.