No dia 1º de outubro a Igreja celebra a festa litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões. É a exemplo da mártir, que os cristãos são convidados a rezar uns pelos outros e pela Santa Igreja, para que assim possam permanecer animados e firmes na missão.
Nascida no século XIX, Maria Francisca Teresa Martin, trouxe luzes para a vida espiritual e para a vida pastoral, conforme externa o padre Adão Cruz, vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, bairro Dirceu II, forania Sudeste de Teresina. Segundo ele, em uma época em que a ciência começava a progredir com descobertas e inovações, a sociedade colocava a sua esperança em tudo aquilo que era palpável. “Foi nessa época em que surgiu uma menina para nos indicar uma pequena via para a confiança total em Cristo”, destacou.
A Igreja reconheceu a santa como padroeira das missões, já que foram encontradas cartas escritas a seminaristas de outros países, onde Teresinha deixava claro o seu grande desejo de sair em missão em prol da evangelização, mesmo estando confinada no Carmelo. “Tudo em Santa Teresinha era missão. Até mesmo quando foi acometida pela tuberculose, que era uma doença comum na época, ela demonstrava o desejo de sofrer pelos pecadores”, completou o sacerdote.
Os principais legados deixados por Santa Teresinha, ao receber o hábito do Menino Jesus, recorda aos cristãos a paixão e a cruz, além de sua infância voltada para a espiritualidade e o seu grande amor pela Sagrada Escritura. “Ao olharmos sua imagem, podemos perceber as flores ao redor da cruz que representa o Menino Jesus. Ela deixou inúmeros legados, sempre bebendo da fonte das Sagradas Escrituras, na qual tinha grande amor”, finalizou.
O exemplo de Santa Teresinha fica para que os cristãos confiem plenamente em Deus, com o coração aquecido para o ardor missionário no anúncio do Santo Evangelho.
Em tuas mãos
A entrevista completa com o Padre Adão Cruz você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (01/10), a partir das 8h, na TV Meio Norte. E, a partir das 9h, confira o programa na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.