No dia 1º de outubro, a Arquidiocese de Teresina em consonância com a Igreja do Brasil, dá início ao ‘Mês Missionário’ com Missa Solene às 19h na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro de Teresina. Na ocasião, as paróquias e comunidades serão convidadas a realizar atividades e encontros propostos pela Campanha Missionária 2023, a fim de que mais pessoas sejam evangelizadas.
Em sintonia com o 3º Ano Vocacional, a Campanha deste ano tem como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35), inspirado no texto dos discípulos de Emaús. De acordo com Neto Rodrigues, membro da coordenação Arquidiocesana do Conselho Missionário Paroquial (COMIPAs), o tema foi escolhido pelo Papa Francisco ao sentir a necessidade das Igrejas locais de assumirem o ardor missionário, como um corpo só em um mesmo caminho.
“O grande ápice do mês missionário, é que ele é favorável a reanimação missionária, onde a Igreja destina este mês e as suas temáticas a vivenciarem a missão de forma mais intensa, indo além das barreiras de nossas paróquias. Assim, nós podemos assumir o nosso compromisso enquanto cristãos, independente da pastoral que participamos, com um olhar mais voltado para o próximo”, ressaltou.
O mês missionário também recorda que os cristãos podem colaborar para o movimento missionário através da oração e ação, com ofertas de dinheiro e sofrimento. Por isso, todas as Igrejas do mundo dedicam o penúltimo fim de semana de outubro (dias 21 e 22/10) para a realização da Coleta Missionária, que será destinada integralmente para a missão universal.
De acordo com o coordenador, no ano passado foram investidos cerca de 7 milhões de reais nos mais diversos projetos desenvolvidos pelos missionários no Brasil. “A manutenção desses projetos através das nossas doações, é o que faz com que Deus possa chegar até esses locais em conflito. Não é apenas uma coleta, mas sim a geração de vida, alimento e saúde”, completa Neto.
Cartilha disponível
Para melhor vivenciar este mês, a Campanha Missionária 2023 preparou um material que consiste na cartilha com as temáticas de cada encontro, além do folder com o tema e o lema da campanha, envelopes para a Coleta Nacional missionária e uma mensagem do Papa Francisco.