Em consonância com a Igreja do Brasil, entre os dias 01 e 08 de outubro, as paróquias e comunidades que compõem a Arquidiocese de Teresina vivenciam a Semana Nacional da Vida. Com o tema “Adoção, amor com laços do coração”, este ano, a temática traz uma reflexão profunda sobre o amor e a compaixão, com destaque especial para a adoção, um gesto que reflete o amor de Deus.
Durante a semana, serão promovidas diversas atividades a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. Com o subsídio a Hora da Família, livreto disponibilizado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, as famílias poderão acompanhar os roteiros de encontros para cada dia da semana.
Segundo Marinalva Silva, coordenadora da Pastoral Familiar, em cada uma das 11 foranias de Teresina haverá um casal ligação responsável por motivar a sua paróquia a participar da missa de abertura que acontece no primeiro domingo do mês. Durante a celebração, haverá um momento de oração para o Nascituro que acontece no dia 08 de outubro.
“A intenção é que toda a comunidade esteja motivada, orando e acompanhando todas as movimentações, para que juntos rezemos pelos nascituros e pela vida”, destaca a coordenadora.
Ao longo da semana, a Pastoral Familiar também preparou uma programação extensa de atividades em prol da celebração da vida. No dia 02 de outubro, todos são convidados a se reunir no Parque da Cidadania, Centro de Teresina, para a oração do Santo Terço às 19h. No dia 03, a Rádio Pioneira (88.7 FM) vai exibir o Programa Hora da Família, às 19h30, com temáticas voltadas para a defesa da vida.
Já no dia 07, todos são convidados a se concentrar às 17h na Maternidade do Promorar, para manifestação a favor dos nascituros, e, em seguida, caminhar pela vida. No dia 08, todos se reúnem para o encerramento das atividades com a celebração da Santa Missa em sua respectiva paróquia, diaconia ou área pastoral.