Na manhã da última quarta-feira (20), Dom Marcony Vinícius, arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, visitou Teresina e celebrou Santa Missa junto a Dom Juarez Marques, em comemoração à Páscoa dos Militares. A celebração aconteceu no 25º Batalhão de Caçadores com a presença do clero arquidiocesano, além dos membros das Organizações Militares, incluindo representantes das forças armadas, forças auxiliares e seus familiares.
Celebrada fora de época por concessão da Igreja, a Páscoa dos Militares acontece desde a Segunda Guerra Mundial, quando os militares estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não podiam participar da festividade religiosa. Segundo Dom Marcony, os militares, principalmente aqueles que integram as forças armadas, têm a Páscoa como uma das maiores festividades dentro do quartel.
“Esse momento surgiu sempre no sentido de celebrar a vida, seja como forma de agradecimento por aqueles que retornaram para casa ou como forma de respeito às vidas perdidas durante os conflitos”, destacou.
Para o arcebispo militar, a celebração da Páscoa dos Militares vai além de uma recordação histórica. “Colocamos no coração deles o que é dar a vida assim como Cristo fez, onde todos os dias nas ruas, nos pelotões e nos grandes batalhões, eles dão a vida pelo povo brasileiro, prestando um grande auxílio a toda nação, pois são homens e mulheres de fé que manifestam a Páscoa do Senhor”, completou Dom Marcony.
O momento também celebrou a comunhão entre a Arquidiocese de Teresina e o Ordinariado Militar, que colaboram entre si na evangelização e assistência religiosa aos militares. Como um gesto de proximidade e gratidão ao trabalho desenvolvido pelas forças militares em todo o Piauí, Dom Juarez concedeu a Dom Marcone o privilégio de presidir a celebração portando o báculo de Dom Severino, insígnia episcopal que simboliza a força da sucessão apostólica e do pastoreio dos bispos na capital piauiense.
Para o arcebispo de Teresina, essa unidade e parceria sinaliza a Igreja Sinodal, assim como pede o Papa Francisco. “Ao estabelecermos essa mútua colaboração a sinodalidade acontece. Para mim é uma grande satisfação receber Dom Marcony em nossa província eclesial e me coloco à disposição para oferecer uma assistência religiosa”, pontua Dom Juarez.
O tenente-coronel Tarabossi, comandante do 25º Batalhão de Caçadores, revela que a vinda do arcebispo militar integra toda a sociedade militar. “A última vez que recebemos o arcebispo militar em Teresina foi há cerca de cinco anos. Sua presença aqui é muito importante demonstrando comunhão, ainda mais com a presença de Dom Juarez”, finaliza.