Como parte da programação do Setembro Roxo, mês estadual de sensibilização, prevenção e enfrentamento à Hanseníase, o Centro Maria Imaculada (CMI), serviço de atenção à saúde vinculado a Ação Social Arquidiocesana (ASA) irá promover na sexta-feira (15), o 1º Encontro sobre a promoção da Saúde na Hanseníase. O momento terá início às 08h no auditório da ASA, localizado na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina.
Com o tema ‘Hanseníase: conhecer para não discriminar’, o encontro surge como uma oportunidade da comunidade, pacientes, instituições e profissionais se informarem acerca das experiências e desafios daqueles que são acometidos pela doença.
Conforme externa a coordenadora do Centro, Sara Moura, o evento vem com a proposta de agregar valores, tanto institucionais quanto sociais dos hansenianos. “Nós queremos entender um pouco mais do que eles passaram ao serem diagnosticados com hanseníase e escutar também a experiência dos familiares, promovendo debates que auxiliam as pessoas e os profissionais a abolirem a percepção negativa da doença”, afirma Sara.
Durante o evento será lançado um folder informativo que foi confeccionado a partir de outros debates realizados durante o mês, além da presença de representantes de todo o estado piauiense. Na programação estarão inclusas apresentações de danças, palestras e rodas de conversa, a fim de discutir as maiores necessidades do grupo.
Leila Mendes, terapeuta ocupacional do CMI, revela que durante o encontro a comunidade ficará ciente dos parceiros e dos projetos desenvolvidos pelo Centro nos últimos dois anos. “Vai ser algo a nível de comunidade e acadêmico, já que a maioria das ações do CMI envolvem as instituições de ensino superior e outras envolvem a comunidade. Nós queremos justamente que mais pessoas conheçam a hanseníase e os projetos, ao mesmo tempo em que buscamos acabar com o preconceito”, explica.
O Centro Maria Imaculada é referência no combate e tratamento da hanseníase, possuindo uma equipe multidisciplinar nas mais diversas especialidades para melhor tratar os pacientes diagnosticados.
Confira a programação completa do evento:
8:00 – ACOLHIMENTO: vídeo sobre Projeto Mãos que Transformam / músicas
8:30 – ABERTURA – MESA DE HONRA: REPRESENTANTE DA ASA, CMI, FMS, SESAPI, MORHAN E PACIENTES DA COMISSÃO DE PLANEJAMENTO (MIZAEL);
8:50- PALESTRA MAGNA – Dra. LIVIA MARTINS- PROMOÇÃO DA SAÚDE NA HANSENIASE;
9:10 –RODA DE CONVERSDA 1 – PROJETOS EXITOSOS:
9:40 – LANÇAMENTO DA CARTILHA DE AUTOCUIDADO – MICHELLE (CAMPO MAIOR-PI);
10:00 – LANCHE
10:20 – TEATRO – EU VEJO VOCÊ – RESPONSÁVEL: PAULO RODRIGUES ARAÚJO;
10:40 – RODA DE CONVERSA 2: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
11:10 – MÚSICA (MARA – ESPOSA MIZAEL)
11:15 – DANÇA (ZABELÊ)
11:30 – ENCERRAMENTO: SARA DE MOURA LIMA – COORDENADORA DO CMI.