Nos dias 9 e 10 de setembro, centenas de fiéis se reuniram no Centro de Convenções Atlantic City World para o 18º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Piauí (RCC). O momento foi de muita oração e louvor, reunindo formadores de diversas dioceses do Brasil, na busca por resgatar a fé e a chama do Espírito Santo.
Trazendo muitas pregações e testemunhos, estiveram presentes os conferencistas Daniel Pio, da RCC de Minas Gerais, Milena Maria, proveniente da RCC do estado do Maranhão e os padres Anderson Fábio, assessor eclesiástico do Conselho Estadual da RCC Piauí e José Enéas, assessor eclesiástico da RCC Teresina. O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, também marcou presença presidindo a Santa Missa Solene na manhã do sábado (09).
Tiago Marques, coordenador estadual da RCC Piauí, avalia o encontro como algo muito necessário, além de representar um grande impulso missionário que reaviva a fé dos católicos para que assim possam continuar firmes na missão da Igreja, nas mais diversas pastorais. “Realizar esse Congresso Estadual é um momento de reabastecimento para a nossa fé e para a nossa missão como cristãos católicos”, avaliou.
‘Fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder’ (Cf. Efésios 6, 10), foi o tema proposto pela RCC do Brasil para ser trabalhado de forma querigmática, buscando reavivar a chama do amor de Deus no maior número de pessoas possível, contemplando todas as faixas etárias. O conferencista Daniel Pio, destaca que o Congresso tem o desejo de congregar as pessoas para que se reúnam de forma fraterna e tenham uma experiência com o Espírito Santo.
“Seja na missão da Igreja ou na vida pessoal, é o Espírito Santo quem nos fortalece. Eu busquei trazer na minha pregação que a nossa luta espiritual não é combatida na força do nosso braço e nem em teorias, mas sim experimentada por aquele que nos fortalece. Quando temos esse entendimento nos abrimos para experimentar esse poder e essa força que vem do alto”, explicou o neuropsicólogo.
Milena Araújo, primeira secretária do Conselho Nacional da RCC Brasil, externou que o momento é de grande alegria, já que uma grande quantidade de pessoas esteve presente para proclamar o nome de Jesus. Sua pregação trouxe como temática principal as armas espirituais necessárias para que os cristãos consigam se defender e combater as práticas do inimigo e de toda ação que não vem da vontade de Deus.
“Nós devemos nos fortalecer e crer no Senhor, já que é ele que detém todo o poder e autoridade sobre nossas vidas. O Senhor nos disse, por meio da minha pregação, que eles nos dar armas espirituais para combater o inimigo e tantas situações que nós passamos em nossa vida e em nossa casa, mas eis que Ele nos segura pela mão e nos coloca de pé para que sigamos adiante no caminho rumo ao céu”, disse Milena.
Participantes revelam suas experiências marcantes
Além dos momentos de muita pregação, louvores e adoração, o Congresso também teve um espaço voltado para expressões artísticas. Francisco das Chagas, paroquiano de Santa Teresinha do Menino Jesus, destaca que o Congresso representa um momento de união e celebração do Espírito Santo. Para ele, um dos momentos mais marcantes desse ano foi quando a equipe rezou por cada grupo de oração que esteve presente. “Foi nessa hora em que eu realmente senti a presença de Deus, já que o nosso coração foi de fato tocado pelo amor e pela multiplicação”.
Jesus Brito, que integra a RCC da diocese de Campo Maior, relata que veio participar do evento pois pretende inserir os aprendizados em sua paróquia. Para ela, todos os momentos oracionais foram muito marcantes, pois lhe relembrou situações que precisam ser curadas e é ali onde o Espírito Santo também age.
“Fui muito motivada a vir participar pela alegria de nos reunirmos. Com a pandemia ficamos sem poder nos reunir e nos abraçar, e agora poder estar de volta com todo esse calor humano nos enche de muita felicidade”, pontuou.