Nesta segunda-feira, 04 de setembro, a Comissão Bíblica Arquidiocesana deu início às atividades da 10ª Semana Bíblica, que este ano propõe reflexões acerca da Carta aos Efésios. Com o tema ‘Vestir-se da Nova Humanidade’ (Ef. 4.24), o evento segue até sexta (08) com expressiva participação da comunidade de fé que deseja se aprofundar nos livros das Sagradas Escrituras.
A Carta aos Efésios, também conhecida como epístola, é fruto de uma longa e amadurecida meditação teológica, que contempla o projeto de Deus para a Salvação da Humanidade. É nela que o olhar do apóstolo Paulo se concentra em Jesus Cristo no céu, englobando toda a criação e com ela toda a humanidade, que assim constituem o Corpo, a Igreja manifestando o grande mistério, reunindo todos os homens na paz e na unidade.
Conforme externa o padre Fabrício Damasceno, assessor eclesiástico da Comissão Bíblica Arquidiocesana, a Carta foi escrita em um momento em que os cristãos eram duramente perseguidos, mas apesar disso viviam em unidade. Ao longo dos séculos, essa unidade foi perdendo-se, e a Igreja sentiu a necessidade de convidar os cristãos a estudar essa Palavra, a fim de recuperar essa união e trazer a aplicabilidade do seu conteúdo para a vida social e eclesial.
“Após essas reflexões que estão sendo propostas nesta semana, nós buscamos que os participantes levem o conteúdo para a sua vida social e eclesial dentro de suas comunidades, para que assim possamos promover a unidade da Igreja com o propósito de evangelizar mais pessoas”, destacou.
Segundo o sacerdote, os cristãos são convidados a ter uma vivência mais sólida, ao mesmo tempo em que planejarão métodos e ações para que essa unidade aconteça de forma mais eficaz. “Ao entendermos essas reflexões propostas por Paulo, os cristãos devem elaborar seus métodos para que a unidade aconteça nos mais variados âmbitos da vida, seja na família, no trabalho, nas escolas ou nos momentos de lazer”, completa.
Participantes relatam suas experiências ao estudar a Palavra
Aila Sobreira, paroquiana da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, revela que se inscreveu pela primeira vez para participar do evento formativo motivada por gostar de ler a Bíblia. Recém aposentada, Aila externa que se entregou ainda mais a leitura das Sagradas Escrituras buscando um conforto e um estudo mais aprofundado para viver a sua fé.
“Eu já tinha lido a Carta aos Efésios, mas foi aqui onde eu pude ter uma maior conexão com essa Palavra, entendendo mais as suas reais preocupações e reflexões. Na prática tudo é benéfico, e esses ensinamentos servirão para que eu corrija o meu posicionamento diante da humanidade não só na minha comunidade, mas na minha vida pessoal”, explicou a aposentada.
Para Albênia Soares, que participa todos os anos da Semana Bíblica, o evento surge como oportunidade de buscar conhecimento e aprofundar o relacionamento com Deus. “Ainda há muitas dúvidas em relação à Palavra, onde muitos de nós temos dificuldade em interpretá-la da maneira correta, e nada melhor do que buscar esse fortalecimento e reavivamento da nossa fé nesse estudo”, finaliza.
Os encontros estão acontecendo em dois turnos: tarde, das 14h30 às 16h30, e durante a noite no horário das 19h30 às 21h, no auditório Monsenhor Mateus do Centro de Pastoral Paulo VI. No turno da noite a programação é transmitida ao vivo no youtube da Arquidiocese de Teresina.