Na tarde da última terça-feira (29), a Casa de Zabelê, serviço da Ação Arquidiocesana (ASA), abriu suas portas ao público ao celebrar seus 27 anos dedicados a missão de cuidar com excelência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade de Teresina.
Para celebrar a importante data, a equipe da Casa realizou a festa, destacando o protagonismo das crianças e dos adolescentes, acolhendo familiares, amigos e autoridades que juntos celebraram a força do trabalho desenvolvido pela Casa, que garante cidadania, empoderamento e transformação social na vida de muitas pessoas.
Carla Simone, secretaria executiva da ASA, avalia os anos de trabalho de Casa como uma trajetória de muitas histórias e lutas. “Eu fiz parte desse grupo em 1994, quando começamos a escrever essa proposta procurando seguir a política da assistência social. Precisamos estar sempre nos renovando no sentido de melhor atender a quem nos procura para esse atendimento”, disse.
Trazendo a temática ‘Encontro’, o momento relembrou histórias das crianças e adolescentes que passaram pela Casa e profissionais que deixaram a sua grande contribuição para as ações da instituição. “É fantástico revermos o passado, relembrando histórias e pensarmos que temos essa essência de estar sempre se renovando e acreditando que juntos conseguimos modificar tantas coisas, principalmente a cidadania na garantia de direitos”, completou.
Para Stefanie Maria, coordenadora da Casa, a sensação de comemorar esses 27 anos da instituição é de fortalecimento do compromisso com as crianças e jovens, transformando muitas histórias de vida. “Muitos meninos e meninas que passaram por aqui estão cursando o ensino superior e atuando em áreas profissionais, e é isso que nos dar força para continuar atuando”, destacou a coordenadora.
Renovação da parceria com a Semcaspi
Como parte da programação, além de apresentações culturais e intervenções artísticas, a ASA e a Prefeitura de Teresina assinaram o termo de colaboração, reforçando o compromisso de seguir juntos na luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes na capital do Piauí.
O secretário da Secretária Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Allan Cavalcante, explicou a importância dessa renovação do Termo de Compromisso que seguirá dando continuidade a missão de salvar e reconstruir vidas. “Vamos dar continuidade a essa parceria com recursos financeiros para que continue a render bons frutos para toda a nossa cidade”, pontua.
27 anos transformando vidas em Teresina
Isabel Luísa, assistida pela instituição desde 2018, revela que a Casa de Zabelê contribuiu muito para a sua formação, abordando assuntos essenciais para a sua vida. Segundo ela, os projetos desenvolvidos garantem muitas oportunidades para a vida pessoal e profissional. “Aqui eu aprendi sobre muitos assuntos que eu não tinha conhecimento, e que sem dúvidas será essencial para minha carreira profissional. Fiz muitos amigos e também entendi mais da minha origem ao estudar temáticas como as raízes indígenas, europeias e a brasilidade”.
Já Romeu William, que passou pela Casa no ano de 2013 quando cursou serigrafia, atualmente está se graduando em licenciatura de artes visuais no IFPI. Para ele, a instituição representou uma parte importante de sua trajetória, já que foi lá que recebeu todo o apoio necessário. “O sentimento é de gratidão a todos os profissionais que nos inspiraram a sempre fazer o nosso melhor. Se hoje eu estou terminando uma graduação, foi graças a experiência e o incentivo destes profissionais”, finaliza.
Romeu é estagiário, e esteve no evento dialogando com os assistidos pela instituição. No futuro, ele pretende trabalhar em uma oficina com a temática da serigrafia, contribuindo também com o trabalho desenvolvido pela instituição.