Na noite do dia 11 de agosto, a Arquidiocese de Teresina celebrou a ordenação presbiteral de três novos filhos. Em Celebração Eucarística presidida por Dom Juarez Marques e concelebrada por Dom Jacinto Brito e uma grande representação do clero arquidiocesano, centenas de fiéis testemunharam o SIM dos padres Alaelson Ferraz, Francisco Otoniel e Geneilson Bezerra, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.
A cerimônia foi a primeira ordenação sacerdotal de Dom Juarez, desde que está à frente da Igreja Particular de Teresina. Mesmo não tendo acompanhado toda a trajetória ministerial dos sacerdotes, o arcebispo destaca que o sentimento é de felicidade e gratidão.
“Mesmo distante eu pude acompanhar um pouco das trajetórias deles no Seminário. Esse momento é de gratidão, felicidade e sobretudo de esperança, principalmente porque será possível uma certa reforma nos desafios que enfrentamos diariamente. Esses meninos estão muito sintonizados tanto com o Evangelho, como com os acontecimentos da nossa atualidade para que nossa Igreja continue a caminhar na fé”, pontua.
Padre Alaelson avalia a sua trajetória como algo muito marcante em sua vida, já que para seguir atrás de seu sonho de servir, ele precisou deixar a família e sua cidade natal para morar na capital. “Nós saímos de famílias humildes e deixamos nossa casa para ir em busca desse sonho de servir ao nosso Senhor. Sou grato por ter evoluído muito em cada degrau percorrido e ter desenvolvido ainda mais a minha caminhada na fé”, explica o presbítero.
Após oito anos de processo vocacional, o neosacerdote Francisco Otoniel externa que a caminhada é árdua, onde se deparam com muitas dificuldades sejam elas questões intelectuais, pastorais e pessoais. “Chegar neste dia sabendo que apesar de todas as dificuldades nós conseguimos, sem dúvidas representa um momento muito especial em nossas vidas”, destaca. O padre pretende servir a Igreja com sua total disponibilidade, estando aberto a tudo aquilo que lhe for designado.
O padre Geneilson Bezerra relatou que pretende seguir seu ministério dando o melhor de si, perseverando na caminhada daquilo que lhe foi confiado, conforme externa. “Não foi fácil chegar até aqui, mas sigo firme e confiante naquilo que o Senhor me confiou. Tivemos o apoio de muitos padres e dos nossos familiares que foram fundamentais em nossa trajetória”.
Familiares acolhem a vocação sacerdotal
O Sr. Pedro Paulo, pai do padre Alaelson, externa que o filho sempre se mostrou dedicado em todas as atividades que assumia, não sendo diferente em sua trajetória dentro do Seminário. “Foi um desejo que partiu dele e nós o apoiamos muito. Somos gratos por vê-lo realizar essa grande conquista”.
A mãe do padre Otaniel, Maria das Graças, relata que a família sempre apoiou e incentivou para que ele seguisse firme em seu sonho. “Nós o apoiamos ao máximo que pudemos dentro das nossas condições, tanto com orações ou com o apoio moral. É muito emocionante saber que deu certo o que ele escolheu para a vida dele”, falou emocionada.
Já a irmã do padre Genilson, Janaína Bezerra, contou que o neosacerdote sempre se mostrou dedicado em participar dos grupos de oração da comunidade a qual pertencia, demonstrando seu profundo desejo em servir. “Durante todo o processo em que esteve estudando para se tornar padre, todos os nossos familiares o apoiaram. Para mim o sentimento é de luz e gratidão, pois ao olharmos para ele conseguimos enxergar Jesus”, finaliza.
Provisão dos neosacerdotes
Antes da bênção final, Dom Juarez anunciou a provisão dos novos sacerdotes que estarão a serviço das paróquias e comunidades de Teresina. Padre Alaelson foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Bandeirantes, pertencente à forania Leste. O padre Otoniel também foi designado para a Paróquia Imaculada Conceição, onde atuará como Administrador Paroquial. Já o padre Geneilson, atuará como Administrador Paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima e Santos Francisco e Jacinta, no Parque Brasil, forania Norte II.