Entre os dias 01 e 04 de agosto, um grupo de sacerdotes da Arquidiocese de Teresina vivenciou o Retiro Anual do Clero, realizado no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, zona leste de Teresina. Este ano o retiro está sendo vivenciado em duas turmas, como forma de contribuir para os momentos de reflexão e a convivência presbiteral.
O encontro foi conduzido pelo bispo emérito da Diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler, que durante as suas reflexões falou sobre a tríplice missão do presbítero de ensinar, reger e santificar o povo de Deus, além dos desafios da missão sacerdotal na atualidade.
Dom Alfredo explica que o retiro é uma oportunidade para reafirmar no coração, o chamado que Deus faz aos presbíteros. “O retiro é uma parada para a gente fazer uma avaliação sobre o nosso papel de pastores para o povo que Deus nos confiou. Para isso precisamos fazer a experiência de escutar a voz de Deus por meio do silêncio e da oração, na meditação atenta da Palavra. Além de também contemplar a face do Senhor, na alegria da convivência fraterna com os irmãos de presbitério”, reforça o bispo.
O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo diocesano. Na próxima semana, entre os dias 07 a 11 de agosto, um segundo grupo de padres também terá a oportunidade de vivenciar o momento de aprofundamento espiritual.