No último sábado (22), Dom Júlio César, que atualmente é bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, celebrou os seus 25 anos de ordenação sacerdotal na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores. A celebração contou com a presença do arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, do arcebispo Emérito, Dom Jacinto Brito, do arcebispo eleito de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, além de representantes do clero arquidiocesano, amigos e familiares do jubilando.
Nascido em Goiás, Dom Júlio concluiu os seus estudos em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará e os de Teologia no Seminário Maior de Teresina. Para ele, celebrar seu aniversário na Catedral Metropolitana, lhe proporcionou reavivar memórias de quando foi ordenado diácono e posteriormente sacerdote no ano de 1998, diante do Altar deste mesmo templo. O momento foi de agradecimento por todos esses anos de missão, em que esteve a serviço da Igreja e do Povo de Deus.
“Volto a Teresina com o sentimento de profunda gratidão a Deus por este dom e por tantos anos de missão. Não haveria outro lugar melhor para celebrar este momento se não aqui na Catedral que foi onde fui ordenado diácono, em seguida sacerdote e depois bispo”, destacou o arcebispo auxiliar de Fortaleza.
‘Se conheces o dom de Deus’ foi o lema escolhido por Dom Júlio e que o acompanhou em toda a sua jornada. Para o arcebispo de Teresina, a data é motivo de agradecer a Deus, principalmente para celebrar a plenitude da ordem no serviço tão significativo para a comunidade. “Nos sentimos agradecidos pelo dom de sua vida e de seu ministério presbiteral, ao mesmo tempo em que pedimos a confirmação de Deus em seu ministério e em sua fidelidade”.
O vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista avaliou toda a caminhada do bispo como alguém que sempre se dedicou as comunidades onde esteve trabalhando, quer fosse como formador, como animador de pastorais, ou como pároco. “Ele sempre foi muito zeloso com todos a sua volta e temos um grande carinho e orgulho de toda a sua trajetória. Meu desejo é que ele seja muito feliz e que a cada dia mais ele se aprofunde na palavra de Deus”, pontua.
Dona Rosa Sousa de Jesus, mãe de Dom Júlio, diz estar muito feliz com todo o carinho que o filho tem recebido. “Primeiro celebramos lá em Fortaleza e agora aqui em Teresina. Estou muito feliz e grata a Deus por toda a trajetória do meu filho e por ver todo o carinho que ele tem recebido”, finaliza.
Durante o seu ministério, Dom Júlio atuou como pároco das Paróquias de Santa Luzia e do Menino Jesus de Praga em Teresina, de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Demerval Lobão, além de servir a nossa Arquidiocese como Vice-Reitor do Seminário Maior e da Casa de Filosofia, professor do Seminário Maior, Diretor Espiritual e professor da Escola Diaconal. Em 2018, ele foi apresentado à Arquidiocese de Fortaleza como bispo auxiliar, cargo que ocupa desde então.