Entre os dias 21 e 23 de julho, a Arquidiocese de Teresina promoverá o IV Nordestão de Catequese, evento que deve reunir catequistas dos cinco regionais do Nordeste brasileiro na busca por celebrar a caminhada da catequese e partilhar frutos e experiências de cada região em um único momento. O evento vai acontecer no Centro de Formação da FETAG em Teresina.
Com o tema “Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã numa Igreja Sinodal” e o lema “Lançai vossas redes para a pesca” (LC 5,4), o momento será assessorado por Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife e pelo padre Jânison de Sá, assessor Nacional para animação Bíblico-Catequética, que irão propor a reflexão da missão da catequese no horizonte de uma Igreja em saída, sendo ela, comunhão, participação e missão.
O coordenador para a animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste IV, padre Wagner Carvalho, explica que o evento acontece a cada três anos e este ano de modo especial irá celebrar a caminhada da Catequese reunindo em um único espaço não só as experiências celebrativas, mas também a possibilidade de aprofundamento na sinodalidade.
“Com o tema que será trabalhado este ano, no primeiro momento nós vamos buscar romper a mentalidade de que a Catequese está sendo substituída pela Iniciação a Vida Cristã (IVC), já que na verdade a Catequese ocupa uma das etapas da IVC. Já no segundo momento, nós vamos dar destaque para a Igreja Sinodal, como nos pede o Santo Padre, Papa Francisco, com uma Igreja em comunhão, que caminha junto para celebrar a fé”, explica o sacerdote.
O encontro será dividido em quatro momentos importantes. No primeiro momento que acontecerá na noite da sexta-feira, o assessor padre Jânison de Sá, apresentará os desafios dentro da perspectiva da evangelização em uma Igreja Sinodal. No sábado, o segundo momento trará um diagnóstico dos passos dados pela Catequese. Já os seguintes momentos serão assessorados por Dom Jackson, que aprofundará as temáticas de como o IV Nordestão ajudará na ação pastoral e catequética nas paróquias e comunidades.
Destinado aos catequistas, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, o evento será presencial, mas as conferências e a Santa Missa de encerramento também serão transmitidas de forma online, pelo canal do Regional Nordeste IV.