Com o objetivo de trocar experiências e revelar com mais clareza a situação atual da Igreja e dos fiéis, entre os dias 18 e 23 de julho as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) promovem o 15º Intereclesial, na cidade de Guiratinga, no Mato Grosso. Com o tema “CEBs – Igreja em Saída, na busca de Vida Plena para todos (as)” e o lema “Vejam, eu vou criar novos céus e uma nova terra”, centrados no livro do Profeta Isaias 65,17, o encontro deve reunir cerca de 1500 representantes das regionais de todo o Brasil.
Entenda o que são as CEBs
As Comunidades Eclesiais de Base surgem com o objetivo de trabalhar a Igreja em Saída, trazendo aspectos mais sociais, políticos e econômicos. Segundo a irmã Denise Morra, assessora da CEBs do Regional Nordeste IV, inicialmente a ideia dessas comunidades era levar conteúdo da Bíblia, articulações políticas e sociais, fazendo com que a Igreja pudesse permear um Jesus Cristo mais ‘pé no chão’. “Unia-se a fé e a vida, fazendo com que as CEBs pudessem refletir a partir da Palavra um jeito novo de ser Igreja”, explica.
O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado convida os cristãos a praticarem a sinodalidade ao mesmo tempo em que se preocupam em acolher aqueles que são esquecidos. Por isso, o Intereclesial vem para tratar e refletir temáticas relevantes na atualidade, desde a saúde, educação, fé, ecologia, entre outros. “Esse movimento vem para tratar e refletir do como se fazer Igreja nas periferias e nos centros, para que as pessoas possam repensar o Jesus Cristo como Evangelho vivo e encarnado no nosso meio”, completa a irmã.
Este ano o evento será diferente e mais restrito visando trazer mais qualidade aos participantes, para que ao retornarem as suas comunidades, possam realizar mudanças concretas.
Em tuas Mãos
A entrevista completa com a Irmã Denise Morra você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (09/07), disponível aqui.