Entre os dias 29 de junho e 01 de julho, a Conferência Regional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste IV promoveu a sua 32ª Assembleia Regional de Pastoral. Com o tema ‘Catequista: vocação e missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’, o encontro contou com a participação das oito dioceses do Piauí no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista.
A temática central do evento foi amplamente discutida pelo padre Abimar Oliveira, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e o padre Crispim Guimarães, secretário executivo nacional da Pastoral Familiar, e surgiu com o objetivo de avaliar e planejar a caminhada da Igreja no Piauí com foco na missão e na vocação dos catequistas, em sintonia com o tema do 3º Ano Vocacional “Vocação: graça e missão”.
Desde a Assembleia do ano passado, havia sido determinado que este ano seria dedicado à catequese para formar pessoas aptas a evangelizar, conforme explica o vice-presidente do Regional Nordeste IV, Dom Francisco de Assis. “Na Igreja todos nós somos catequistas, na diocese primeiro vem o bispo e depois o clero e os catequistas leigos e leigas. Por isso, todos nós temos essa missão de anunciar o nome de Jesus, para que possamos despertar e com a consciência de discípulos que somos, nos tornarmos também anunciadores”, explica o vice-presidente.
O padre Abimar Oliveira, ressalta que o catequista possui uma missão fundamental na Igreja e que, portanto, a sua missão não deve acontecer de forma improvisada. “Esse ministério requer uma preparação, alicerçada na doutrina cristã, no Catecismo da Igreja Católica e nos ensinamentos da palavra de Deus. Desta forma, poderemos pensar na concretização de uma catequese mais dinâmica, criativa e sinodal em sintonia com os apelos do Papa Francisco”, pontua o sacerdote.
A assembleia reuniu bispos, padres, coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores regionais de pastoral, movimentos, serviços e organismos das oito dioceses do Piauí. Para o coordenador arquidiocesano de Catequese, Edmilson Alves, o momento foi uma oportunidade de dinamizar o ministério na valorização dos serviços dos leigos e em especial dos catequistas. “A catequese é um dos ministérios mais importantes da Igreja, onde permite que conheçamos Jesus mais intimamente. Por isso, este momento é tão importante já que dinamizamos o ministério e compreendemos mais sobre esta vocação”, ressaltou o coordenador participante.
A programação teve início ainda na manhã do dia 29 e se estendeu até a manhã do dia 01 de junho, e contou também com profundos momentos de oração e espiritualidade, e o debate de importantes eventos que acontecerão até o fim do ano, como o IV Nordestão de Catequese e a XVI Romaria da Terra e da Água.