Com o tema “A beleza da Liturgia” e o lema “Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa”, foi realizado no último final de semana o Encontro Regional de Liturgia do Regional Nordeste IV no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista. O encontro teve início ainda na tarde do dia 23 de junho e se estendeu até a tarde do dia 25, reunindo fiéis das mais diversas paróquias das dioceses do Piauí.
Para promover o estudo e aprofundamento da 3ª edição do Missal Romano e da Carta Apostólica “Desiderio Desideravi”, o encontro teve a assessoria de Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR) e que desenvolveu boa parte dos trabalhos para a tradução da 3ª edição do Missal Romano para o Brasil enquanto esteve na presidência da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB. As formações também foram conduzidas por Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia (PI) e referencial da Liturgia no Regional Nordeste IV da CNBB, e dos mestres em Sagrada Liturgia, os padres João Paulo Veloso e Jucilei Lima.
De acordo com o coordenador da Comissão de Liturgia na Arquidiocese de Teresina, padre Edvaldo Barbosa, a ocasião foi proposta em parceria com o Regional Nordeste IV, onde foi solicitada a participação da comissão arquidiocesana de Liturgia na organização do encontro. “Nós estávamos trabalhando na concretização deste projeto desde o mês de fevereiro, com a divulgação e inscrições. Graças a Deus o resultado foi positivo e tivemos uma grande participação de fiéis, leigos, padres, diáconos e religiosos”, destacou o sacerdote.
Na Carta Apostólica “Desiderio Desideravi”, o Papa Francisco ressalta que a formação do povo de Deus na Liturgia é sempre necessária. Conforme explica Dom Juarez Marques, a Liturgia representa um elo entre os cristãos e a Igreja, já que ela se encaixa como uma ação de Deus na vida da Igreja.
“A formação está acontecendo em um momento muito oportuno, principalmente com o lançamento da 3ª edição do Missal Romano e também do Documento escrito pelo nosso Pontífice, que nos ensina a melhor celebrar em nossos templos. São quase 100 pessoas participando, buscando se especializar na arte de celebrar bem agradando a Deus”, explica o arcebispo de Teresina.
3ª edição do Missal Romano
A 3ª edição do Missal Romano surge com a possibilidade de as pessoas retomarem a teologia litúrgica do Concílio Vaticano II e de reverem a prática da Liturgia dentro das comunidades, para que seja fonte de vida espiritual e de comunhão pastoral. Dom Edmar Peron externa que a participação dos agentes pastorais neste momento de formação é fundamental para que eles passem a compreender o livro e repassem esses conhecimentos celebrando da maneira correta dentro de suas paróquias.
“Se eu estou celebrando e não compreendo bem a teologia da oração eucarística ao ponto de ficar lendo as ações que eu deveria saber, pode acontecer de naquele momento eu ficar completamente perdido, já que é algo que eu deveria saber em meu coração, devido a formação e o estudo que recebi. É um conhecimento do próprio texto e dos ritos que nos ajudarão depois nas comunidades a bem celebrar a eucaristia”, ressaltou.
Para Marly Gondim, que esteve presente representando a Paróquia de Fátima, a motivação em participar de momentos como esse nasce pela necessidade do encontro com a Santíssima Trindade. “A liturgia é a alma da nossa vivência cristã. É ela que nos motiva a ir de encontro ao Pai, estando expressa nos participantes da assembleia litúrgica que deve ser toda ministerial”, finaliza.
Encerrando a programação do evento, no domingo (25) foi celebrada a primeira missa no estado do Piauí segundo a 3ª edição do Missal Romano para o Brasil.