Com o tema “Do coração de Cristo ao coração do homem” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24; 32:33), entre os dias 13 e 16 de junho, o Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus realizou o Tríduo e Solenidade em honra ao seu padroeiro e aos 40 anos de instalação da casa formativa. A Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques, com a presença de bispos, padres e seminaristas do Regional NE IV marcou o encerramento da programação na última sexta-feira (16).
Coroando o evento, nove seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras, confirmando a continuação no seu processo de formação até chegar ao sacerdócio. O arcebispo de Teresina externa que o sentido deste rito é muito importante, já que a caminhada vocacional é extensa e dura cerca de 10 anos de formação.
“Desde 1987, que é comum admitirmos os seminaristas às Ordens Sacras no dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus. De lá para cá seguimos uma tradição, e esse é o momento em que eles dizem SIM e se comprometem com a Igreja, para prosseguir na fidelidade e na vivência dessas ordens”, explicou.
Os nove jovens admitidos passaram por um processo de avaliação, onde foram analisados por toda a caminhada, o esforço, a dedicação e a disposição em corresponder aquilo que a Igreja indica como caminho necessário para quem deseja consagrar a sua vida ao chamado de Deus. O reitor do seminário, padre Antônio Soares, relata que este é o primeiro passo de um modo mais sério para adentrar ao processo formativo, quando eles são admitidos como candidatos.
“Essa admissão não confirma totalmente que eles serão presbíteros, mas que estão em um processo, sendo candidatos de um discernimento vocacional, seja do ponto de vista pessoal ou da Igreja”, destacou o sacerdote.
Bruno Soares, um dos seminaristas que recebeu a admissão, afirma que no início de sua vida desejava seguir a carreira de professor ou de músico, mas quando passou a fazer parte do grupo de coroinhas em sua comunidade, despertou para a sua vocação. “Além de participar do grupo de coroinhas eu também participei do Encontro de Jovens com Cristo que me despertou ainda mais para o desejo de evangelizar e falar sobre Jesus Cristo para outras pessoas”, pontuou.
Segundo o jovem, esta etapa representa apenas mais uma confirmação desses oito anos de formação que ainda serão percorridos. “Dar mais este passo significa que nós estamos nos aproximando do sacerdócio que é uma grande graça, mas ao mesmo tempo também representa uma grande responsabilidade, que é a missão de cuidar do Povo de Deus”, finalizou.
Dos nove seminaristas, sete são da Arquidiocese de Teresina: André Henrique de Moraes Sousa, Bruno Soares de Oliveira, Cícero José Henrique do Nascimento, Eduardo Monteiro do Soares, Eurípedes Gonçalves de Carvalho Neto, João Carlos Dantas da Silva e Matheus Soares da Silva.