Com o tema “Dízimo: Nossa expressão de cuidado com os pobres” e o lema “Entre eles ninguém passava necessidade” (At 4,34ª), no dia 28 de maio, a Arquidiocese de Teresina fará o lançamento e o estudo da Cartilha do Dízimo, a partir das 8h, no auditório Paulo VI. A cartilha será utilizada como material para o mês de animação do dízimo de 2023.
A temática trabalhada este ano faz uma ligação direta a Campanha da Fraternidade 2023, que reforça as consequências deixadas pela pandemia da Covid-19, onde milhões de brasileiros sofrem com a pobreza.
Conforme destaca o coordenador da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese de Teresina, diácono Giovani Batista, ser dizimista é uma das mais belas demonstrações de fé da Igreja Católica, representando um gesto concreto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. Entender o dízimo significa a capacidade do homem entender a sua relação de amizade e proximidade com Deus.
“Quando o ser humano tem essa experiência com Deus e compreende que o dízimo é uma forma dele responder com gratidão ao amor de nosso Pai, é aí onde ele encontra um espaço em nosso coração”, destaca o diácono.
Ainda segundo ele, o dízimo tem uma importante função religiosa onde o cristão se reconhece como alguém que vive verdadeiramente a sua religião a partir desta experiência. É através do “ser dizimista” que a comunidade na qual se está inserido é ajudada, e a ação evangelizadora da Igreja se expande alcançando um maior número de pessoas, que passam a contribuir, vivendo em comunidade e edificando todo o processo.
Para que mais pessoas possam compreender a importância deste gesto concreto em resposta ao amor de Cristo, todos os anos, a Arquidiocese de Teresina prepara um material para ser utilizado no mês correspondente a animação do dízimo. De acordo com o diácono, na maioria das paróquias de Teresina, o mês de animação acontece em julho, mas em alguns casos pode acontecer em outros meses do ano, indo de acordo com o Santo padroeiro de cada comunidade.
“Esta cartilha é formada por cinco encontros que são realizados nas casas das famílias, trazendo importantes reflexões, para que possamos compreender melhor o nosso ser dizimista. Quando descobrimos o valor desta experiência, percebemos a sua necessidade para a vida e para a missão na Igreja”, finaliza Giovani.
Programa Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o Diác. Giovani Batista, coordenador arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, você confere no Programa Em Tuas Mãos do próximo domingo (21/05), a partir das 8h, na TV Meio Norte (canal 7.1). E, a partir das 9h, confira o programa na íntegra no canal do youtube da Arquidiocese de Teresina.