No último sábado, 06 de maio, a Presidência e o Colegiado de Representantes do CNBL Arquidiocesano de Teresina realizou o 1º Seminário sobre “O papel da mulher na sociedade pós-moderna”. O evento teve início às 08h no auditório Monsenhor Mateus, localizado no Centro de Pastoral Paulo VI.
A iniciativa surgiu pela necessidade de identificar as principais raízes dos males que afetam as mulheres. Hortência Mendes, facilitadora do evento e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB NE IV, destacou a importância e a necessidade de tratar temas sobre a vida da mulher dentro da Igreja.
“Nós sempre falamos que em todos os locais em que estamos inseridos, as mulheres geralmente são a maioria e por isso essas temáticas precisam ser mais discutidas em nosso dia a dia, principalmente sobre a perspectiva do importante papel das mulheres na história”, pontua.
Segundo Hortência o momento ainda se configura propondo uma transformação no olhar da sociedade, para que a mulher possa ter uma vida melhor. “Nós debatemos um pouco da modernidade e da pós-modernidade, trazendo o papel da mulher com personagens históricos e identificando alguns desafios para dar os devidos encaminhamentos em nossa Arquidiocese”, explicou.
Isabel Oliveira, uma das coordenadoras da Pastoral do Povo de Rua, externa que foi motivada a participar do Seminário devido a necessidade do maior cuidado às mulheres assistidas pelo projeto. “Geralmente na pastoral os homens cuidam dos outros homens, então também é necessário que as mulheres cuidem umas das outras. Sem dúvidas vamos sair atualizados, levando um maior conhecimento para o nosso movimento”, finalizou.