No último domingo (07), a Comunidade Católica Resposta com o apoio da Arquidiocese de Teresina, realizou o 3º Congresso Mariano no Centro de Evangelização Padre Pio. Com o tema “Maria, esposa do Espírito Santo”, o evento reuniu devotos da Virgem Maria que foram convidados a contempla-la como a Mãe da Igreja.
O momento contou com a participação dos palestrantes Guto Azevedo, apresentador do SantoFlow Podcast; do cantor e missionário Dunga, do vocalista da banda católica Dominus, o Diácono Léo Dominus e do arcebispo Emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito, que presidiu Santa Missa de encerramento.
Mediante a iniciativa que agrega grande valor para toda a Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito explica que o momento de profunda reflexão faz com que muitos parem para adentrar e se aprofundar na história de Nossa Senhora, que é exemplo de devoção e de fé. “Muitas vezes nós a celebramos e a invocamos sem de fato conhecer este rosto de Maria que o próprio Deus revelou na Bíblia Sagrada. A realização deste momento é um privilégio para que possamos aprofundar os ensinamentos da Igreja e não ficar apenas na devoção e na súplica”, explicou o arcebispo emérito.
O cantor e missionário Dunga, um dos palestrantes presente, afirma que o momento reaviva a feminilidade da mulher, já que Maria é um dos maiores símbolos e exemplo de amor e de força. Segundo o palestrante, além de reavivar o lado feminino, o momento também expõe a história do Povo de Deus que é permeada por grandes mulheres.
“Estamos vivendo em um mundo em que a figura feminina tem aparecido de uma forma deturpada e precisamos visualizá-la com um novo perfil, já que a mulher se encaixa como uma força transformadora na sociedade. Falar sobre Nossa Senhora demonstra que se investirmos mais em nossas mulheres, sejam elas esposas, filhas ou irmãs, nós teremos uma sociedade muito mais sadia”, destaca.
Segundo a tradição antiga, o mês de maio convida os cristãos a intensificarem suas orações a Virgem Maria, contemplando-a através de exercícios diários ou de inúmeros eventos marianos. De acordo com Teresa Silva, membro do movimento Legião de Maria, após o Congresso ela sairá fortificada para melhor vivenciar a sua fé dentro da sua comunidade.
“Maria é a nossa intercessora e o nosso guia, poder participar deste momento é benéfico para a melhor vivência da nossa fé principalmente pelas pregações terem sido muito necessárias e pontuais”, pontuou a legionária.
Max dos Santos, fundador da Comunidade Católica Resposta, externa que a realização de mais um Congresso Mariano foi de grande alegria, já que o retorno das pessoas que estiveram presentes foi bastante positivo. “Realizar este momento pela terceira vez nos enche de muita alegria, principalmente por tantas graças derramadas, testemunhos e conversões mediante a experiência de encontro com a Virgem Maria. Sem dúvidas estamos ainda mais encorajados para preparar a 4ª edição”, finaliza.