Dedicar o mês de maio a Nossa Senhora, remonta ao século XVII e faz parte da tradição da piedade da Igreja, principalmente por Maria ser modelo de escuta, profundidade no discernimento de coragem na fé e de dedicação ao serviço. É neste mês que os cristãos são convidados a intensificar suas orações àquela que é considerada a Mãe da Igreja.
Para bem vivenciar este período, incluem-se exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus. Comumente, as paróquias rezam uma oração diária do terço e muitas preparam um altar especial com um ícone ou uma imagem da Virgem. Além disso, também é uma grande tradição a coroação de Nossa Senhora, um costume conhecido como “Coroação de Maio”.
Segundo o padre Igor Torres, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada no bairro Santa Fé, maio também é conhecido como o mês das mães, e por isso dedica-se este mês a Maria, pois se olha para ela como a Mãe de Igreja e como um exemplo de fé e oração. “Neste mês nós olhamos para a Mãe do Filho de Deus com esperança, alegria e sobretudo com fé, já que ela é a Mãe de todas as mães”, destaca o sacerdote.
Padre Igor ainda externa a necessidade de todo o cristão ser mariano, já que Maria -em seu papel de mãe – acolhe, protege e intercede dando o maior e melhor ensinamento que é como amar ao seu filho Jesus.
“Ela foi a primeira que disse SIM ao Senhor no Novo Testamento, quando o Anjo em nome de Deus lhe apareceu e disse-lhe: “serás a Mãe do Salvador”. Por isso, Maria Santíssima nos inspira primeiro a dizer sempre sim quando Deus nos chama e pede a nossa colaboração. A exemplo dela, devemos ser disponíveis, mas também silenciosos, para ter paciência e compreender a vontade de Deus em nossa vida”, pontua.
Ser mariano significa contemplar em nossa vida o mistério da vida de Jesus Cristo, caminhando entre alegrias e dores na mesma grande confiança que Maria sempre teve.
Programa Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o padre Igor Torres você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (07/05), a partir das 8h, na TV Meio Norte. E, a partir das 9h, confira o programa na íntegra no canal do youtube da Arquidiocese de Teresina.