Com o intuito de fortalecer a ação evangelizadora e o seu pastoreio na Igreja Particular de Teresina, Dom Juarez Marques iniciou um ciclo de visitas nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina. O arcebispo metropolitano deve realizar visitas episcopais até o mês de outubro deste ano.
Segundo Dom Juarez, desde a sua chegada à capital, já foram realizados encontros com os padres e líderes dos Conselhos Econômico e de Pastoral, para um maior entendimento sobre a realidade das paróquias e comunidades, além da manifestação dos desafios e das belas vivências de cada uma.
“É um momento de conhecimento que vem através da escuta, onde passamos a conhecer melhor a realidade de cada paróquia e comunidade, para que a partir disso possamos trabalhar juntos colocando as bases para a continuidade da evangelização do Povo de Deus”, explica Dom Juarez.
Dom Juarez ainda externa que seu pastoreio estará em unidade com o que propõe o Santa Padre, o Papa Francisco, que a Igreja seja missionária, sendo vocacionada para que sejam formados discípulos de Jesus e novas comunidades eclesiais. “Com essa nova proposta da Igreja, pretendemos formar discípulos de Jesus, para que sejam formadas as comunidades missionárias que tem como base a Palavra e se alimentam da Eucaristia tendo uma perspectiva missionária”, pontua.
O padre Thiago Hebert, pároco da Paróquia São José Operário, relata que a visita do pastor é muito importante para a Igreja, já que em momentos como esse ele traz toda a sua experiência e incentiva a comunidade a continuar a caminhada missionária. “Essas visitas do nosso arcebispo incentivam a nossa comunidade a permanecer na missão, principalmente com Dom Juarez que traz toda a sua simplicidade e a sua bagagem pastoral. Um ponto muito positivo foi que ele visitou não só a nossa matriz, mas também as comunidades mais distantes, encontrando o povo e entendendo as suas necessidades”, destaca o pároco.
Para Socorro Soares, membro do movimento Legião de Maria, a visita de Dom Juarez é essencial para que ele conheça a área que ele vai trabalhar e tenha um contato direto com os fiéis que o seguirão durante seu pastoreio. “É uma alegria receber nosso bom pastor e poder ver o interesse dele em interagir com todas as comunidades e paróquias. Com isso ele saberá sobre cada grupo, comunidades e cristãos que participam ativamente da nossa Igreja na ação evangelizadora”, finalizou.
Confira abaixo alguns registros das Visitas Episcopais:
Paróquia Santíssimo Sacramento – Forania Sul 1
Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Capela Mater Dolorosa – Forania Centro
Paróquia São José Operário – Forania Norte 1
Área Pastoral Santa Clara (Real Copagre) – Forania Norte 1
Paróquia São Joaquim – Forania Norte 1
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Forania Norte 2