Na tarde da última quarta-feira (12), membros da Diretoria Executiva e Conselho Consultivo e Fiscal da Liga das Senhoras Católicas de Teresina foram empossadas solenemente em uma cerimônia no Auditório Monsenhor Mateus Rufino, localizado no Paulo VI. O mandato terá duração de três anos, a partir da presente data, onde os empossados passam a assumir suas funções sob o compromisso de respeitar fielmente o Estatuto Social da Entidade.
A Liga das Senhoras Católicas foi fundada há 77 anos por Dom Severino de Melo, para apoiar espiritualmente e materialmente os menos favorecidos. De acordo com Nancy Raulino, ex-presidente da Liga, o movimento foi fundado inicialmente por 12 senhoras, mas há algum tempo passava por dificuldades que ameaçavam o encerramento das atividades. Somente após uma Assembleia Geral com todos os membros da Liga foi definido a continuidade das ações que beneficiam, principalmente, mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos e adolescentes.
“É uma grande alegria participar deste momento, principalmente porque estávamos prestes a encerrar as nossas atividades. Após a Assembleia, muitas pessoas afirmaram a necessidade da continuidade da Liga, que agora está com a casa cheia de novas sócias”, destacou Nancy.
Atualmente, a Assembleia é composta por 24 sócias que votaram unanimemente nos novos membros no dia 15 de março na sede da entidade, localizada na Avenida Frei Serafim. Livramento Figueiredo, empossada como nova presidente da Liga, relata que sua relação com as Senhoras Católicas vem de muitos anos, já que sua mãe foi uma das fundadoras.
“Eu acompanhei durante toda a minha infância o trabalho e a dedicação destas senhoras. Após o falecimento da minha mãe, acabei assumindo o lugar dela na Liga e agora irei presidir a entidade, com o objetivo de reativar as ações em parceria com o nosso arcebispo, trabalhando por nossos irmãos mais carentes”, finalizou.
Conheça a nova formação:
A nova diretoria da Liga das Senhoras Católicas de Teresina terá como Diretor Espiritual o padre Antônio Cruz e será composta pelos seguintes nomes: Maria do Livramento Figueiredo como presidente, Nancy Raulino como 1ª Vice-Presidente, e Maria Cecília da Costa como 2ª Vice-Presidente. Assumem como secretárias: Maria do Socorro de Paiva e Maria do Rosário de Fátima. Raquel Barbosa assume a tesouraria juntamente com Helenice Maria Ribeiro, já Lorena de Sousa e Teresa Maria da Silva assumem o cargo de relações públicas.
No Conselho Consultivo e Fiscal, assumem como conselheiras: Ana Cristina da Fonseca, Vilma Barbosa e Maria de Jesus da Silva. Por último, assumem o cargo como suplentes: Maria Cavalcante Carvalho, Maria Lourdes Lucas e Ana Maria Pedreira.