Para bem vivenciar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo, neste domingo, 02 de abril, a Arquidiocese de Teresina iniciou a programação da Semana Santa na Catedral Metropolitana de Nossa Senhoras das Dores. Durante a manhã, dezenas de fiéis se reuniram na tradicional procissão do Domingo de Ramos, que teve como ponto de partida o cruzamento das Ruas Arlindo Nogueira e Santa Luzia, que compreende a comunidade Santa Rita. Em seguida, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidiu a Celebração Eucarística do Domingo da Paixão do Senhor na Igreja Matriz.
A Semana Santa é o momento mais importante do calendário litúrgico, fazendo memória ao sacrifício de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado. De acordo com o arcebispo de Teresina, a celebração marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, já que durante toda a Quaresma os cristãos se preparam através da oração, jejum e caridade, para vivenciar a Páscoa do Senhor.
Dom Juarez externa que o momento é oportuno para que os fiéis pratiquem a caridade através da Coleta Nacional da Solidariedade, onde serão arrecadados recursos para a promoção da dignidade humana. “Este é um gesto concreto de generosidade, onde somos convidados a colaborar para ajudar aqueles que mais sofrem, seja pela fome ou pela sede”, destaca.
Durante todo o percurso da procissão, os jovens da “Semana Santa Jovem” prepararam uma apresentação artística, tendo a sua culminância na Praça Saraiva, em referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2023. Natan Santos, membro do grupo, relata que sentiu a necessidade de trazer uma reflexão no Domingo de Ramos, principalmente para incentivar a comunidade a ajudar aos mais necessitados.
“Existe aquele ditado de quem ajuda aos pobres empresta a Deus, então a nossa ideia era essa, não sendo necessariamente a ajuda apenas com bens materiais, mas podendo ser também com a palavra ou afeto, para que nossos irmãos se sentissem acolhidos, assim como pede no Santo Evangelho”, externa o estudante.
Para Lilian Sousa, paroquiana da Catedral de Dores, participar da celebração é importante para iniciar a semana seguindo os passos de Jesus. “Assim como Dom Juarez nos convida a seguir os passos de Jesus, durante toda essa semana eu vou tentar ao máximo seguir aquilo que Jesus nos pede no Evangelho, seguindo as celebrações eucarísticas e buscando um profundo encontro com Cristo”, pontua a médica.
Como tradição, os fiéis costumam levar os ramos abençoados para casa, como forma de recordar o momento. No ano seguinte, os mesmos ramos serão queimados e usados na celebração da quarta-feira de cinzas, iniciando a preparação para a Páscoa.