Com início no Domingo de Ramos (02) e finalizando no Domingo de Páscoa (09), a Semana Santa convida os cristãos para vivenciarem os sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que no sacrifício da Cruz e na vitória sobre a morte, ofereceu a toda a humanidade a graça da Salvação. A Arquidiocese de Teresina divulga nesta sexta-feira (31) a programação da Semana Santa 2023, com as celebrações que serão presididas pelo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, sede da Igreja Católica na capital, localizada na Praça Saraiva.
A programação do Domingo de Ramos está prevista para iniciar às 7h com a bênção dos Ramos na Praça da Rua Santa Luzia com Rua Arlindo Nogueira, Centro-Sul da cidade, seguida de procissão até a Igreja Catedral onde acontecerá a Missa Solene. Neste dia, também acontece a Coleta Nacional da Solidariedade, o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, com a arrecadação de recursos que tem contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.
Na Segunda-Feira Santa (03) o clero arquidiocesano, fiéis e representantes dos diversos segmentos da Igreja local vão se reunir às 19h para a celebração da Missa do Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. Segundo o arcebispo Dom Juarez Marques, durante a manhã, padres e diáconos se reúnem para um breve período de recolhimento e confissões, como forma de preparação para a Santa Missa, momento em que os presbíteros renovam as suas promessas sacerdotais.
Tríduo Pascal
Na Quinta-feira Santa (06), dando início ao Tríduo Pascal, o arcebispo vai celebrar a Missa da Ceia do Senhor, às 18h, para fazer memória ao momento em que o Senhor se entregou sacramentalmente por meio do Pão e Vinho, na Eucaristia, e deixou o Seu testemunho de entrega por meio do lava-pés.
“É nesta celebração Eucarística que recordamos a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, oferece a Deus Pai o seu Corpo e Sangue nas espécies do Pão e do Vinho. Também se faz memória a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, ocorrendo a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos”, explica o arcebispo metropolitano.
Já na Sexta-feira Santa (07), após a cerimônia da Liturgia da Paixão, em referência à paixão e morte de Jesus, com início às 15h, Dom Juarez conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias do centro da capital durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, também no Centro de Teresina. Um dos ritos mais tradicionais do catolicismo, a procissão faz memória ao cortejo e ao sepultamento de Jesus.
O arcebispo destaca a importância do silêncio e da Adoração ao Senhor Jesus Cristo que padece e morre na Cruz pela nossa redenção. “É um dia de oração, jejum e abstinência de carne. Enquanto cristãos guiados pela fé em Cristo, devemos nos privar para que possamos nos unir mais a Deus, sentindo em nós mesmos o Santo Sacrifício do Cristo por meio da penitência, sobretudo partilhando a vida com nossos irmãos e irmãs”, destaca.
No Sábado Santo (08), popularmente chamado de Sábado de Aleluia, será celebrada às 21h a Solene Vigília Pascal, quando é proclamada a Páscoa do Senhor, momento em que Cristo ressuscitou trazendo vida em plenitude para todos aqueles que Nele acreditam.
Teresina Ressuscita com Cristo
No Domingo de Páscoa (09) toda a comunidade católica é convidada a celebrar o momento que representa a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Em sua 7ª edição, o ‘Teresina Ressuscita com Cristo’ retorna ao seu formato tradicional com uma grande procissão luminosa.
A procissão terá como ponto de partida o adro da Igreja São Benedito, com concentração a partir das 16h, seguindo pela Avenida Frei Serafim em direção ao Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, finalizando com a Santa Missa de Páscoa presidida pelo arcebispo metropolitano.
“O ‘Teresina Ressuscita com Cristo’ Será um momento de sinodalidade e de comunhão com os irmãos e irmãs. Deus é vivo e vencedor do pecado, da dor e da morte, trazendo para nós a vida nova e em plenitude. Meu desejo é que o Senhor nos ajude para que bem vivamos o mistério da nossa fé, para vivermos em comunhão plena com Ele durante esta Semana Santa”, finaliza Dom Juarez.